27 junho, 2024

NOTA DE ESCLARECIMENTO – COORDENAÇÃO COLEGIADA SINTUFEPE SS UFPE

 

Aos companheiros e Companheiras, 

A Greve Nacional da Educação trouxe uma série de desafios e demandas a Direção desta Seção Sindical dada a magnitude da conjuntura que vimos construindo local e nacionalmente. O Comando Local de Greve (CLG) do SINTUFEPE-UFPE certamente entrará para história deste Sindicato como um dos mais aguerridos e potentes que já experienciamos.  Sua atuação e vozes oxigenaram o SINTUFEPE e fizeram da nossa Seção Sindical um espaço de acúmulo político e de luta.

Esta Direção não se furtou em prestar toda a assistência necessária ao CLG desde o início da greve até o presente momento. A cada encaminhamento de reunião de comando, atividade e ato político independente e/ou unificado com os demais atores grevistas (professores, estudantes e demais entidades), buscamos manter nossas divergências naturalmente alicerçadas nas correlações de forças que nos filiamos em segundo plano e focalizamos nossos interesses na construção coletiva do movimento paredista. Todos os coordenadores e coordenadoras deste Sindicato se colocaram à disposição de servir ao CLG com suas respectivas habilidades e competências, dentro das suas possibilidades.


É verdade que a Greve toma dimensões que saltam as paredes do nosso Sindicato. E que bom que é assim! Ficamos felizes em ver o engajamento de tantos companheiros e companheiras em rodas de conversa e em grupos virtuais, se articulando, debatendo, expondo suas opiniões e construindo olhares e encaminhamentos a serem trazidos ao CLG para apreciação e/ou aprovação. Às vezes, nesses espaços de troca, podem emergir algumas polêmicas e narrativas que, infelizmente, podem fazer brotar interpretações descabidas e incoerentes com o nosso desejo fraternal de manter nossa greve ativa e forte. A questão problematizada em torno da tenda de greve é um exemplo disso.


A Coordenação Geral deste Sindicato já havia tanto em assembleia quanto em reunião do comando alertado o CLG dos gastos envolvendo a tenda e a necessidade de avaliarmos sua retirada preventiva, a fim de não trazer ônus aos filiados e filiadas na ordem de 8 mil reais por mês. Desse modo, a coordenadora Zuleide expediu a ordem de remoção da tenda que estava em aparente desuso tanto pelas condições climáticas desfavoráveis quanto pelo perfil das atividades previstas na agenda de greve.

Inicialmente, os demais coordenadores não haviam de forma colegiada debatido a decisão e, obviamente, foram surpreendidos com o imbróglio entre os(as) companheiros(as) no grupo do whatsapp. Assistimos a uma série de acusações e insinuações proferidas por alguns que polemizaram a situação de forma exacerbada, promovendo até mesmo uma “caça” ao nome do(a) mandante. Contudo, de forma fraternal e com a consciência de classe que nos une nessa greve, optamos por não alimentar falácias e com serenidade nos posicionarmos através desse texto como forma de esclarecimento.

Entendemos que a coordenadora teve a melhor das intenções na ocasião que determinou a retirada da tenda para melhor apreciação do CLG. Compreendemos, também, que toda e qualquer narrativa golpista ou derrotista sobre a retirada da tenda não reflete o espírito de luta e desejo de fortalecimento das nossas pautas locais e nacionais. Não aceitamos qualquer discurso mesquinho e desmobilizante em torno da retirada da tenda.

Estamos cientes que o debate sobre a tenda não está e nem estava estanque. Por isso, de forma colegiada, pedimos sinceras desculpas ao CLG por qualquer inconveniente que a retirada da tenda tenha causado. Esta direção em nenhum momento nesses mais de 100 dias de greve teve a intenção de desmobilizar o Comando e esse sentimento se estende, inclusive, quando a coordenadora solicitou a retirada da tenda. No entanto, reconhecemos que a retirada da tenda deveria ser previamente deliberada pelo Comando Local de Greve e/ou Assembleia e comunicada aos demais integrantes da direção colegiada.

Por último, reforçamos que nada impede que a tenda volte ao seu lugar se este for o real desejo do CLG. As decisões que os(as) coordenadores(as) têm que tomar são sempre na direção de resguardar o patrimônio e a integridade do SINTUFEPE. É assim que seguiremos na luta. É assim que pretendemos conduzir o SINTUFEPE enquanto Gestão Colegiada. Sigamos firmes e dispostos no propósito de contribuir com o crescimento do nosso Sindicato no cenário local e nacional das instâncias deliberativas.


18 junho, 2024

Orientações para assembleia virtual híbrida desta quarta-feira (19)

 



CLGs dos TAEs e docentes da UFPE realizam mesa de conversa com o tema "O Governo Lula e a Greve da Educação Federal" nesta quinta-feira (20)

 


Com a mesa de conversa "O governo Lula e a greve da educação federal", daremos continuidade à nossa greve com esta agenda em nossa programação de atividades. A conversa ocorrerá no dia 20 de junho (quinta-feira), às 9h30min. O nosso encontro com os membros da mesa, Jones Manoel e Paulo Rubem Santiago, será no auditório do Centro de Educação e contará com a mediação das TAEs Enídia Cordeiro e Ana Catarina Grosso. Feita a convocação, nos vemos lá!✊🏽🚩

15 junho, 2024

Participe da Assembleia Geral de Greve desta quarta-feira, 19 de junho, na sede do Sintufepe Ufpe

 


Nesta quarta-feira (19), será a realizada a Assembleia Geral de Greve dos TAEs da UFPE. A mesma ocorrerá no auditório do Centro de Educação. Convocamos os e as TAEs para que compareçam. A primeira chamada da assembleia será às 08h30min.✊🏽

11 junho, 2024

Hei, pessoá! Tá tudo pronto pro nosso arraiá nesta quinta-feira (13), no Clube Universitário da UFPE!

 




🕺🏽O Sintufepe quer a companheirada toda bem bunita e aprumada no passo do forró!


💃🏼Bora ficar esperto nas dicas pra fazer da festa um sucesso ainda maior?! Pois zoia:

🌽As comilança de milho o Sintufepe vai servir pra tu visse! Tem bolo de macaxeira, milho, pe-de-moleque! Canjica é mugunzá é de lei pros matutos e matutas!

🥤O refrigerante bem geladin vai ser a companhia da comilança que o Sintufepe vai dá!

🥃Mas tu gosta é daquela cachacinha e da breja bem gelada né? E apôi! Pois trás teu cooler bem cheio de gasosa no grau que a gente compartilha lá! A lapada de cana também visse?!

🤳🏼Oia vô tá te vendo tirar umas fotinha bem bunita na festa. Mas quero mesmo é vê tu postar no teu Instagram com o @sintufepefederal e a #saojoaodosintufepefederal Esquece não!

🤠Agora que tamo todo mundo sabido sobre a festa, Simbora forrozar até a sola do chinelo acabar!

São João do Sintufepe! A luta continua ao som do forró!


Palestra sobre Dimensionamento de pessoal na assistência à saúde será realizada nesta quinta-feira (13)

 

Nossa agenda de greve reserva, para a manhã desta quarta-feira (12), esta atividade fundamental relacionada ao tema do dimensionamento de pessoal na assistência à saúde. Em tempos de descaso, precarização e desvalorização com o trabalho essencial que é desempenhado por quem se ocupa da saúde da sociedade, a presença de todas e todos é mais que importante. Nos vemos no anfiteatro 1 do HC, às 9h.✊🏽🚩

08 junho, 2024

Pré-grito da Educação, nesta terça-feira, 11 de junho, na Praça do Diário!

 


GRITO DA EDUCAÇÃO
🗓️ 11 de junho, às 15h
📍 Praça da Independência (Diário) - Centro do Recife

A organização do Grito dos Excluídos propôs aos comandos locais e entidades representativas da educação federal em Pernambuco a realização de um ato “pré-grito”, em apoio à greve. Estudantes, docentes e técnicos/as administrativos/as (TAEs) do IFPE, UFPE e UFRPE atenderam a esse chamado.

O ato se somará a manifestações em Brasília e nos estados no dia 11, quando o governo federal terá mais uma reunião com os/as TAEs.

✊ Vamos levar às ruas o nosso grito em defesa da educação pública, por mais orçamento para as Universidades e Institutos Federais, pelo direito à reposição salarial e pela revogação de leis que retiram direitos dos trabalhadores.