02 dezembro, 2015

Assembleia dos Técnicos Administrativos aprova delegações para Plenária da Fasubra e Seminário dos HU’s

A assembleia dos trabalhadores técnicos administrativos, realizada na manhã do dia 1 de dezembro, na sede do Sintufepe, debateu e aprovou o envio de uma delegação sindical de 4 filiados para a plenária da Fasubra que será realizada nos dias 12 e 13 de dezembro, depois encaminhou a forma que se dará os descontos das mensalidades sindicais e por fim deliberou pelo envio de uma representação do sindicato ao Seminário Nacional dos HU’s, promovido pela Fasubra.

Durante os informes o destaque ficou para a aprovação pela assembleia de uma ação judicial que o Sintufepe dará entrada contra os cortes nos planos de saúde promovidos de forma sumária pela Golden Cross. Estes cortes atingem 38 sócios e a empresa de saúde afirma que não está recebendo o pagamento das mensalidades. O sindicato após análise do pagamento dos repasses constatou que a situação de tais pagamentos está regular, caracterizando tal bloqueio na prestação de serviços como injustificável.

Já nos pontos de debate da assembleia o de maior relevância esteve na aprovação do desconto de 2% na mensalidade sindical para o mês de janeiro. O motivo foi a ausência dos descontos em folha nos meses de agosto, setembro e outubro de 2015, durante a greve, e que forçou a entidade a ter de angariar empréstimos para manter viva a luta política da greve até o final e honrar com os compromissos administrativos do sindicato.

Com a regularização de tais descontos, e a compreensão política de que a manutenção da entidade de classe da categoria deve ser dos próprios trabalhadores, viabilizando sua organização e defesa de seus direitos, a assembleia entendeu por ser legítimo o desconto previsto para o mês de janeiro, deixando também para o primeiro mês de 2016, a definição quanto os demais percentuais que não foram descontados.

Sobre o Seminário Nacional dos Hospitais Universitários, que será realizado em Brasília, nos dias 5 e 6 de dezembro, o Sintufepe encaminhará a participação de 7 companheiros. O objetivo é socializar o impacto da instalação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares no HC-UFPE e coletar dados nacionais para fortalecer a luta local por um hospital vinculado à universidade, contra qualquer iniciativa privatista entre elas a própria Ebserh.