20 maio, 2022

Direção do Sintufepe tem reunião com a administração central da UFPE


O SINTUFEPE-UFPE solicitou reunião com a administração central da UFPE sobre a seguinte pauta:

1. Um posicionamento sobre a Jornada de trabalho;

2. Respeito à resolução do Consuni, que garante10% de vagas para TAEs nos editais de seleção de pós-graduação;

3. Cessão RJU's para a EBSERH;

4. Avaliação da implantação do ponto eletrônico.

Sobre a jornada de trabalho, a direção central informou que a CAJ (Comissão de Análise de Jornada), está em fase de eleição, que deve ser concluída em junho. Essa comissão é composta por 8 membros sendo 4 da gestão, 2 da CIS e 2 eleitos pelos TAEs dos 3 campi. Disse ainda que os pedidos de flexibilização de jornada de trabalho e teletrabalho serão encaminhados pelos gestores dos centros e analisados por esta comissão.

Em relação à política de formação, capacitação e qualificação permanente do conjunto dos servidores técnicos administrativos, as principais cobranças são no sentido de implantação de uma ação de preparação para as seleções de pós-graduação (preparatório pré-pós), oferta de novos cursos de capacitação em que os TAEs sejam ouvidos quanto às temáticas, ampliação da oferta de turmas de pós
-graduação lato sensu voltadas para os TAEs, cumprimento do percentual de 10% de vagas para servidores em todos os programas de pós graduação stricto sensu da UFPE, constando nos respectivos editais de seleção e a oferta de novas turmas dos mestrados profissionais, voltados para os TAEs, bem como a negociação de vagas para TAEs nos programas de mestrado profissional de demanda externa ou em parceria com outras IFES. Na atual conjuntura do país, de ataques às conquistas dos trabalhadores por parte do governo federal, o incremento salarial oriundo da qualificação, garantido em nosso PCCTAE, é um dos poucos caminhos para conquistar alguma recomposição de renda para a categoria.

Em relação à cessão dos servidores RJUs, essa cessão foi feita na época em que foi assinado o contrato com a EBSERH. Foi solicitado que a gestão esclarecesse esse fato através de nota.


No final, falamos da avaliação da implantação do ponto eletrônico, dos diversos problemas que ele tem apresentado desde que foi implantado.

Solicitamos também que os técnicos que estejam em representação sindical integralizem como jornada de trabalho o tempo dedicado à atividade sindical durante essa representação.

A categoria aguarda retorno formal publicado pela administração sobre as reivindicações apresentadas e nos mantemos firmes na luta pela melhoria das condições de trabalho, salário e participação democrática para os TAEs da UFPE.