08 junho, 2016

Sindicato prepara jornada de lutas contra o Ponto Eletrônico na UFPE

Em assembleia realizada no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE, os trabalhadores Técnicos Administrativos deliberaram pela recusa da implantação do Ponto Eletrônico, como forma de controle de presença no trabalho dos TAE. Avaliam que da forma como está sendo implementado pela gestão do reitor Anísio Brasileiro, o dispositivo servirá de instrumento repressor, fragilizando as relações de trabalho e escancarando as portas da universidade para a prática institucionalizada do Assédio Moral.

Os técnicos argumentaram durante a reunião que a história de excelência na produção acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco deve ser levada em consideração, assim, é injustificável que o uso de tal dispositivo tenha por objetivo melhorar o desempenho dos trabalhos administrativos. Na observação do sindicato, o aperfeiçoamento dos trabalhos deve se dar pelo estimulo à qualidade de vida dos trabalhadores, buscado pela política de flexibilização da jornada de trabalho, em 30 horas semanais para todos.


A assembleia deliberou pela realização de uma paralisação no próximo dia 16 de junho, a partir das 9h, na sede da reitoria. Será disponibilizado para os presentes uma mesa de café da manhã e depois os trabalhadores buscaram a realização de uma audiência com a reitoria da universidade. Este dia está sendo convocado também para mobilização pela Fasubra, que agrega a pauta contra o Projeto de Lei 257/16, a reforma da previdência e o ajuste fiscal, promovido pelo governo federal.