07 novembro, 2016

Técnicos cobram posição institucional da UFPE sobre greve da categoria

Iniciando calendário de greve desta semana os técnicos concentraram-se na manhã de hoje na reitoria da UFPE, para realizar um ato público cobrando a realização de uma audiência pública com o reitor Anísio Brasileiro. A intenção desta audiência seria cobrar uma posição da administração universitária pela realização de uma reunião do Conselho Universitário da UFPE, visando à elaboração de uma nota do Consuni legitimando o movimento dos técnicos, que aderiram à greve em defesa da educação pública, ante o risco de congelamento do orçamento da educação pelos próximos 20 anos, conforme previsto da PEC 55/16 (antiga PEC 241/16).

Após concentração, o Comando de Greve foi recebido pela Vice Reitora da universidade, Florisbela Campos, tendo em vista a ausência do reitor. Indagada pela categoria sobre a manifestação da justiça a respeito do corte de ponto dos trabalhadores e trabalhadoras que aderirem aos movimentos paredistas, à reitora em exercício sinalizou que não há da parte da administração qualquer orientação para os diretores de centro, pelo corte de ponto dos trabalhadores que aderiram à greve.

Quanto à realização de uma reunião do Conselho Universitário, a gestão pondera pelo aguardo ao posicionamento dos docentes, que terão assembleia com indicativo de greve na próxima quinta.

O Sintufepe/UFPE orienta pela manutenção e fortalecimento da greve, seguindo o calendário do movimento. Amanhã está prevista uma reunião do Comando Local de Greve, às 9h, em frente ao CFCH (garagem).