09 junho, 2017

NOTA DE REPÚDIO À EXONERAÇÃO DA SUPERINTENDENTE DO HUPAA/UFAL, PELA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA NO PAÍS


Nós, trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos da UFPE, reunidos em assembleia no dia 08/06/2017, manifestamos por meio desta Nota pública nosso REPÚDIO à exoneração da superintendente do HUPAA da UFAL, Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi, realizada de forma autocrática pela presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) em Brasília.
Tal medida consiste em um forte e grave ataque da EBSERH à Autonomia Universitária daquela Instituição Federal de Ensino Superior e , consequentemente, uma agressão a todas e todos que lutamos pela democracia e pelo princípio da Autonomia Universitária nas IFES do país.
Como estamos denunciando nos últimos anos, a EBSERH é uma empresa criada com o intuito de privatizar a gestão de recursos e terceirizar a força de trabalho nos HU's. A abertura para interesses privatistas por ela representada significa a supremacia do produtivismo que prioriza atenção a resultados quantitativos em detrimento à qualidade no trabalho voltado ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão. Consiste, de tal modo, numa ameaça ao SUS enquanto direito público e o comprometimento do caráter de hospital-escola dos HU's. A empresa preconiza, assim, um modelo de privatização que retira das Instituições de Ensino Superior sua autonomia sobre os HU's, a gerência sobre seu o patrimônio, seus recursos financeiros e a gestão da força de trabalho. Isto caracteriza também um avanço da precarização e do Assédio Moral nos hospitais, menos democracia, além de perda de direitos e uma maior divisão de classe entre nós, trabalhadoras e trabalhadores das Universidades.
Deste modo, posicionamo-nos contra o golpismo escancarado, perceptível nesta exoneração e em outras instituições do país, pela Autonomia Universitária, por democracia entre trabalhadoras e trabalhadores das Universidades, destacando NOSSO APOIO E SOLIDARIEDADE à comunidade da UFAL, em especial aos trabalhadores e trabalhadoras que estão em luta contra esta ação golpista e autoritária da EBSERH.
Recife, 08 de junho de 2017.

Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco / SINTUFEPE - Seção UFPE