14 março, 2018

Técnico-administrativos elaboram calendário de mobilização contra o golpe da reitoria na UFPE


O golpe sistemático na democracia promovido pelo reitorado dos professores Anísio e Flor, através das resoluções 02/2014, 03 e 04/2017 tem motivado a indignação da categoria de Técnico-administrativos da UFPE contra política de aferição de frequência, através de ponto eletrônico, conforme é o desejo da administração. Isso é o que ficou expresso entre os presentes da assembleia de hoje pela manhã, no auditório do CCSA-UFPE.

O resultado desses ataques pode ser resumido da seguinte forma, onde havia uma Comissão de Jornada de Trabalho, responsável pela regulamentação dos turnos contínuos e da jornada flexibilizada de trabalho, que era composta de maneira paritária por 6 pessoas, depois das resoluções, foi acrescida por mais 3 indicações da administração, resultando em um objetivo 6x3 nas relações de negociação, quebrando a paridade. Não bastasse o expediente burocrático, a reitoria tem usado agora métodos autoritários, visando forçar na base do medo, o registro dos técnicos na biometria.

Por mais que haja o temor de uma administração que se revela a cada dia mais intransigente, a categoria segue firme na campanha do boicote a biometria. Tanto que chegou à assembleia a informação de que no Centro de Biociências, menos de 10% dos funcionários aderiram ao registro biométrico nesses mais de 6 meses de coleta dos dados, isso em um centro com aproximadamente 200 técnicos.

Diante dos abusos, a assembleia da categoria resolveu dar a resposta e definiu por um calendário de mobilizações pela gestão democrática, contra a biometria e o ponto eletrônico. Nos dias 21 e 27 de março, além do dia 2 de abril, haverão manifestações promovidas pelo Sintufepe-UFPE, em frente a sede da reitoria, sempre a partir das 9h. As manifestações têm por objetivo cobrar uma reunião de todos os técnicos diretamente com o reitor Anísio, para pautar a revogação dessas resoluções.

Confasubra

Ao final da assembleia a categoria aprovou as datas das assembleias para eleição dos delegados que irão representar os Técnico-administrativos da UFPE no Congresso Nacional da Fasubra, entre os dias 6 e 11 de maio, em Minas Gerais.

A agenda de assembleias ficou da seguinte forma:
9 de abril – CAA
12 de abril – CAV
19 de abril – Recife