Categoria denuncia mais uma atitude antidemocrática da atual gestão da UFPE. Leia também o documento “Contribuições para a Reformulação da Resolução 04/2021”Após mais de dois meses desde o início da greve sanitária dos técnicos administrativos da UFPE, no dia 14/09/2021, passando por uma série de atividades onde se tentou publicizar e discutir as reivindicações do movimento, a categoria conseguiu avançar em seu diálogo com a gestão da Universidade mediante a elaboração coletiva do documento “Contribuições para a Reformulação da Resolução 04/2021”. Essas Contribuições foram apresentadas na última reunião da mesa de negociação permanente, com representantes do comando de greve e da PROGEPE, em 18/11/2021, e ainda enviadas por e-mail para esta mesma Pró-reitoria e para o Gabinete do Reitor.
A despeito de todo o processo negociado, surpreende que tenha sido convocada nova reunião do CONSUNI, agendada para a próxima terça-feira, 23/11/2021, pautando um outro projeto de resolução, o qual não foi dialogado com os TAE’s.
Na verdade, tal projeto a ser apreciado, objetiva alterar o dispositivo em vigor, apenas incorporando o disposto na Instrução Normativa Nº90/2021, do Ministério da Economia, quanto aos servidores que permanecerão realizando suas atividades laborais em regime de trabalho remoto, ignorando por completo as formulações da categoria.
Essa metodologia, que caracteriza até então as tomadas de decisão na gestão Alfredo e Moa, vem sendo denunciada pelos técnicos como antidemocrática. Trata-se de um método que consolida os espaços de deliberação institucionais enquanto espaços de imposição, em que a participação serve somente para legitimar um conjunto de medidas já previstas, as quais representam perdas para os TAE’s.
O Comando de greve sanitária dos Taes da Ufpe está disposto a dialogar, portanto reivindicamos que nossa proposta, construída coletivamente, seja discutida com o Reitor e encaminhada ao CONSUNI. Não aceitaremos que estes espaços de negociação funcionem como verdadeiros espaços de “imposição participativa”. Abaixo estamos disponibilizando o documento com as contribuições/formulações que poderão ser tomadas como substratos para um novo texto que regulamente o tema do retorno presencial.
“Contribuições para a Reformulação da Resolução 04/2021”