05 julho, 2013

Dia 10 de julho - ATO #vempralutaUFPE





Atualmente, a conjuntura nacional está marcada pelo cenário de importantes mobilizações populares que demonstram a pressão da sociedade brasileira para a consolidação de conquistas concretas na qualidade dos serviços públicos no nosso país, principalmente na educação, saúde e mobilidade urbana. A universidade se insere dentro desse contexto, com papel essencial para a construção de uma sociedade mais justa, sendo assim, também é necessário travar essa luta dentro da UFPE! Apesar dos importantes avanços conquistados na UFPE, como a interiorização dos campi, a abertura do RU e outras ações, isso tudo ainda está muito aquém do que necessitamos para garantir a permanência nesta instituição de ensino, além do compromisso de uma universidade verdadeiramente democrática, gratuita e de qualidade! Precisamos ocupar as ruas e todos os espaços da UFPE para pressionar por qualidade nos serviços prestados, mais assistência e mais democracia!

CONVOCAMOS TOD@S QUE FAZEM A UFPE!

Há bastante tempo professores, estudantes e técnico-administrativos estão insatisfeitos com vários problemas na UFPE. Alguns dos mais recorrentes: Muitos casos de roubo e assalto no campus, elevadores quebram frequentemente, quedas de energia (infra-estrutura precária) que atrapalham as pesquisas e aulas, enormes filas no RU, promessas de campanha do reitor não cumpridas, falta de condições de trabalho para professores e técnicos, sucateamento do HC provocado pela intenção de privatização via EBSERH, ausência de acessibilidade para pessoas com deficiência, inexistência de ciclofaixas no Campus, falta de democracia nas relações administrativas e políticas da universidade.

Recentemente, o reitor colocou um cordão de isolamento de seguranças para impedir que estudantes, técnicos e demais professores pudessem estar presentes numa reunião do Conselho Universitário que deliberou sobre um diagnóstico a ser realizado no HC pela Empresa que quer privatizar o nosso Hospital. O ‘saldo’ foi o de um estudante agredido por um segurança e a tentativa do reitor de privar a comunidade acadêmica de pressionar contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que em diversas instâncias jurídicas e institucionais nacionais já foi declarada inconstitucional.

Diante desse quadro de descaso do reitorado em relação às condições de segurança, estudos e trabalho de tod@s que fazem a universidade, estaremos juntos em ATO UNIFICADO para cobrar soluções para os nossos problemas mais urgentes:
1)   SEGURANÇA no campus;
2)  Por MELHORIAS IMEDIATAS no HC, contra a proposta de privatização via Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH);
3)  Melhorias no RU (MENOS fila e DESCENTRALIZAÇÃO);
4)  DEMOCRACIA direta e paritária na UFPE (incluindo paridade em todas as etapas da reforma do estatuto, divulgação ampla do processo)
5)  MOBILIDADE e ACESSIBILIDADE no campus (ciclofaixas e acessibilidade para pessoas com deficiência);
6)  Posicionamento da UFPE contra a repressão de cidadãos que lutam por direitos.


Visite no facebook       #vempralutaufpe