Reunidos desde às 8h, desta quinta-feira, na frente do Restaurante Universitário (RU), Técnicos Administrativos, Professores e Estudantes, unificaram as pautas e foram as ruas do campus para reivindicar melhorias estruturais, além de mudanças políticas da administração da Universidade Federal de Pernambuco. Embalados pelo clima de manifestações que toma conta do país, os três seguimentos debateram a construção de uma pauta, para entregar ao Reitor Anísio Brasileiro.
Pautas como segurança no campus, condições de trabalho, estudo e mobilidade, além da falta de democracia nas relações administrativas e políticas da universidade, deram o tom do debate levantado pelos manifestantes.
Destaque dado em várias intervenções, a Ebserh, foi alvos de criticas, quanto o empenho da reitoria em facilitar os caminhos para implantação no HC. Outra denuncia apresentada foi quanto a centralização e as filas no RU, que tem penalizado os estudantes.
Por fim, o protesto fez uma convocação à comunidade acadêmica, pela participação na manifestação pública que será realizada amanhã (11), às 14h, com concentração na Praça do Derby. Chamada pelos movimentos sociais e centrais sindicais. Nesta atividade, o Sintufepe também confirmou presença.