15 agosto, 2013

Dia nacional de luta em defesa da saúde pública é marcado com manifestação no HC-UFPE

Técnicos Administrativos se mobilizaram durante toda manhã em frente ao hospital, contra a implantação da Ebserh

Convocada pela jornada nacional de lutas, promovida pela Fasubra, o dia nacional em defesa da saúde pública, construído na Universidade Federal de Pernambuco, pelo Sintufepe, paralisou as atividades do Hospital das Clínicas e outros departamentos da universidade nessa quinta-feira.

A mobilização contou com alta adesão dos Técnicos Administrativos e a simpatia dos usuários, apesar da falta de atendimento. No entendimento do sindicato, “Isso se dá, por que além dos trabalhadores do hospital, os usuários também começam a perceber que a possibilidade de implantação de uma empresa externa à universidade, na administração do HC, pode de fato representar riscos ao atendimento da população carente”, enfatiza Fernando Maranhão, diretor do Sintufepe.

O que eles chamam de “empresa externa” é a Empresa de Serviços Hospitalares (Ebserh), que está na
pauta da UFPE, pela implantação ou não. O sindicato teme que a implantação da Ebserh represente o fim da universalização do atendimento, pelo HC.

Recentemente o Reitor, Anísio Brasileiro, destituiu o médico George Telles, que estava à frente do hospital há seis anos e empossou o novo diretor, o médico-cardiologista, Frederico Ribeiro, que atuava em Brasília como Assessor da Presidência da Ebserh. Tal medida foi tomada pelos Técnicos Administrativos como uma afronta, visto que exigem a realização de eleições diretas para a superintendência do hospital.

“A posse desse novo diretor contradiz as promessas de campanha do Reitor Anísio, quando ele mesmo foi eleito democraticamente, com eleições diretas. Como não fazer o mesmo com o HC e os outros órgãos suplementares, da universidade? Queremos eleição direta e paritária, além uma gestão democrática, através da constituição de um Conselho Gestor, no hospital”, reivindica Fernando.