21 junho, 2018

Nota de repudio do Sintufepe-UFPE


O SINTUFEPE sessão UFPE, através da Coordenação de Mulheres, tendo à frente a companheira Naara Maeli, vem repudiar a atitude de um grupo de torcedores brasileiros na Copa do Mundo da Rússia de 2018, que gerou enorme revolta e ganhou repercussão internacional. Em vídeos que circulam na Internet, um grupo de homens vestindo a camiseta da seleção brasileira, cercam uma jovem, que visivelmente não fala português, cantando e gritando frases de conteúdo machista e misógino, com ofensa sobre seu corpo e ainda a induzem a repetir a frase se aproveitando do fato de que ela não compreende o idioma para ridicularizá-la e constrangê-la.

É chocante, nojento e repugnante!

Lamentavelmente, esse não é um caso isolado, surgiram vários outros vídeos nas redes sociais que mostram torcedores brasileiros e de outros países, assediando mulheres com “brincadeiras” de cunho sexual. Em todos os casos, os homens se aproveitam do desconhecimento da língua para fazerem comentários sexistas.

Esse é um retrato do quanto a cultura machista ainda predomina na sociedade. Não por acaso, no mundo todo uma em cada três mulheres já sofreu violência física e/ou sexual, e a cada 10 minutos uma mulher é assassinada, segundo a ONU. Isso é resultado da ideologia machista, que considera a mulher como ser inferior e propriedade do homem.

Nunca é demais lembrar que o Brasil é o 5º país no ranking da violência contra as mulheres, sendo que a cada 7 segundos uma mulher é espancada, e a cada 2 horas uma brasileira é morta pela violência machista. Sem falar nos estupros, assédios, no turismo sexual, entre outros tipos de violência, das quais as mulheres negras são as principais vítimas.

Contra o machismo e todas as formas de opressão!
Chega de machismo e misoginia!
Punição exemplar aos agressores!