20 dezembro, 2018

Assembleia encaminha mobilização e fortalecimento da luta pelas 30 horas

A categoria se reuniu na manhã de hoje, no auditório do CECINE, para fazer um balanço da ação de ontem na reitoria e planejar o encaminhamento da luta pela flexibilização da jornada de trabalho, depois do avanço que o Reitor Anísio Brasileiro fez ao suspender a implantação desse regime de jornada, retirando até dos funcionários que já atuavam sobre essa carga horária. Para tanto, os técnicos buscam iniciar uma ofensiva para cobrar a reversão dessa decisão unilateral, endossada pela Instrução Normativa 02.

Na leitura dos trabalhadores do seguimento TAE da Universidade Federal de Pernambuco, ambas as medidas, ferem o pressuposto constitucional da autonomia universitária e submete a gestão administrativa da universidade aos ditames do MEC, preparando o terreno de um novo cenário autoritário na relação entre o Ministério e as Instituições Federais de Ensino, incluindo aí as universidades.

A assembleia deliberou uma proposta de encaminhamento para a reformulação da Comissão de Adequação da UFPE à IN02, que até então está composta por uma maioria absoluta de indicados pela administração. A proposta que será encaminhada a reitoria mantém o mesmo número de membros na comissão, em torno de 20 membros, sendo que não mais serão os Coordenadores Administrativos dos Centros e sim, membros indicados pelas Subcomissões de Jornada de Trabalho de cada centro, além da manutenção das três vagas do Sintufepe-UFPE e outras três da Progepe.

Campanha de mobilização

Para reforçar a compreensão da categoria a respeito dos impactos da IN02, sobre a autonomia universitária e sobre a jornada de 30 horas, a categoria compôs uma comissão que irá encaminhar a mobilização da categoria, com encartes, faixas, panfletos, além de uma agenda de atividades pelos centros. A primeira atividade já está convocada e será no dia 27 de dezembro, pela manhã no Hospital das Clínicas.

Ao que tudo indica, apesar do recesso universitário, os meses de janeiro e fevereiro serão intensos na mobilização dos técnico-administrativos, que já indicaram inclusive a data da próxima assembleia que será dia 8 de janeiro.