Sintufepe tem nova assessoria de comunicação
A Coordenação Colegiada do Sintufepe UFPE votou por aprovar a contratação de uma nova empresa de assessoria de comunicação. Em sua última reunião, na quinta-feira 11, dando continuidade ao debate iniciado na terça-feira 09, foram avaliadas as dez propostas de trabalho, conforme o edital publicado pelo sindicato. O coordenador geral Adalberto Tavares e a coordenadora de Aposentados, Claudenice Maria, votaram pela realização de um novo edital. A posição majoritária, de definir de imediato o resultado da seleção, obteve cinco votos: Fernando Maranhão (Coordenação Geral), Niedja Ramos (Administração e Finanças), Marcus Silvestre (Comunicação), Marcicleide Paixão (Mulheres) e Zuleide Gomes (Social e Saúde). Houve duas abstenções, com declaração de voto: Lenilson Santana (Jurídico) e Jadilson Miguel (Formação). *Ausentes:* Maria do Socorro (Administração e Finanças) e José Carlos (Social e Saúde).
Foi vencedora a proposta da Ecos Equipe de Comunicação Sindical, coordenada pelos jornalistas Justino Passos e Laudenice Oliveira. Ambos tem larga experiência com assessoria a movimentos sociais e sindicais.
Um longo debate sobre a comunicação do sindicato da UFPE.
Para que todos possam compreender melhor o que se passa com a comunicação do Sintufepe UFPE, publicamos a seguir, um breve histórico do que vem ocorrendo.
O Edital
A Seção Sindical da UFPE tornou público, através do seu blog, o Edital para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de assessoria de comunicação. O período de recepção de propostas ocorreu de 07 a 28/12/2020 e todos os integrantes da coordenação tiveram 42 dias, isto é, todo o mês de janeiro e onze dias de fevereiro para ler e avaliar os projetos apresentados. O edital está disponível no blog da entidade: http://sintufepessufpe.blogspot.com/2020/12/edital-para-contratacao-de-empresa.html.
A assessoria anterior
O contrato com a Rubra Assessoria de Comunicação se encerrou em 10/02, conforme comunicado do Sintufepe UFPE em 10/12/2020, através do ofício nº 75/2020. O referido contrato determina um prazo mínimo de 60 dias para que qualquer uma das partes comunique a intenção de encerrar a prestação do serviço. E a empresa não apresentou proposta ao edital acima referido.
Contratação de nova assessoria de comunicação
Assim, tornava-se imperativo a definição imediata da contratação de uma nova assessoria. Obviamente, pelo Estatuto, a instância que decide a contratação é a Coordenação Colegiada. No entanto, a Comissão Editorial pode agilizar a sistematização do processo de seleção das propostas apresentadas e contribuir para a formação de consensos.
A responsabilidade da Comissão Editorial
Ao longo do mês de janeiro foram convocadas várias reuniões da Comissão Editorial, formada pelos coordenadores Adalberto Tavares, Fernando Maranhão, Jadilson Miguel, Lenilson Santana, Niedja Ramos e Marcus Silvestre, através do aplicativo Google Meet. Infelizmente, as reunião não alcançaram o quórum de 50 por cento mais um dos seus integrantes. O assunto foi pautado para debate e deliberação em três reuniões da coordenação colegiada, de 02 a 11/02.
Política de Comunicação
O debate sobre a política de Comunicação da entidade vem sendo realizada no âmbito da Coordenação Colegiada e da categoria, sem o necessário envolvimento de ambas, há muito tempo, mas vamos nos concentrar aqui no período que começa com a posse da atual gestão em outubro de 2019.
SÍNTESE DE 15 MESES NA GESTÃO DA COMUNICAÇÃO DO SINTUFEPE UFPE:
* A partir de novembro de 2019, fizemos um Levantamento dos equipamentos existentes e das necessidades de Comunicação do sindicato.
* Após um prolongado debate durante dez meses nas reuniões da direção, realizamos um Seminário de Comunicação, com palestras de professores e profissionais, duas vezes por semana, de 22/09 a 21/10.
Os temas apresentados: Legislação, crimes digitais e fake News; Política, guerra híbrida e segurança digital; otimização do uso de Redes Sociais digitais; Blogs e Websites. YouTube. Noções básicas de ADS Google e Facebook. Noções básicas sobre Construção de narrativas; Audiovisual: Etapas da Produção e edição. Equipamentos básicos; elaboração de um Plano de Comunicação Institucional.
Foram inscritos quinze servidores, dentre os quais três coordenadores. A maior parte dos integrantes da coordenação colegiada não participou do seminário. Dos 11 participaram cinco, em algumas das sessões.
Após um demorado e cansativo debate interno, em 07/01/21 foi adquirido um aparelho celular para realizar as atividades de Comunicação, Informação e Imprensa.
Finalmente temos o resultado do Edital, já citado, para contratação de empresa especializada na prestação de serviços de assessoria de comunicação. E começa uma nova etapa na relação entre a entidade e seus filiados, na defesa dos direitos de toda a categoria de servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Pernambuco.
Vacina para todos já!
Em defesa da vida, da saúde, da educação e do Serviço Público.
Recife, 18 de fevereiro de 2021
Marcus Silvestre
Coordenador de Comunicação e Imprensa do Sintufepe UFPE