2021 foi marcado por vários atos presenciais nacionais e locais contra a Reforma Administrativa (PEC 32) do governo Bolsonaro. Em Brasília, foram meses de mobilização com representação das centrais sindicais, entidades nacionais dos trabalhadores dos serviços públicos e sindicatos de base de todo o país, envolvendo as esferas federal, estadual e municipal do funcionalismo. Foram 14 semanas de luta!
Em Pernambuco, os técnicos administrativos da UFPE marcaram presença nos atos realizados na região metropolitana para dizer NÃO à PEC 32. O Sintufepe Ufpe, junto com outras oito entidades sindicais, fez um grande movimento contra PEC com campanha publicitária nas rádios e televisão. Foram espalhados 50 outdoors em todo Estado, inclusive em Serra Talhada, direcionado ao deputado federal Sebastião Oliveira, que o levou a processar extrajudicialmente essas entidades, porém depois foi nas redes sociais se justificar e felizmente mudou o seu voto para nos apoiar. Além disso, realizamos panfletagem com a população, feira de serviços e distribuição de EPI’S. Atualmente estamos participando de uma nova campanha em 25 rádios, junto com a Frente Pernambucana contra a PEC32. Também usamos as redes sociais do sindicato para denunciar a “reforma” que ataca direitos e ainda pretende acabar com o serviço público privatizando áreas essenciais como saúde e educação.
E na última semana tivemos uma importante vitória: a PEC32/2020 não será mais votada neste ano! Tal conquista foi resultado da unidade e resistência dos trabalhadores e trabalhadoras, junto com o apoio da bancada dos parlamentares contrários à PEC. Em 2022 estaremos de volta para enterrar de vez a PEC 32!
Sintufepe UFPE
Em defesa da Educação e do Serviço Público
Fora Bolsonaro e Mourão!