25 março, 2024

Em Assembleia, TAEs avaliam que greve está forte, mas deve ser ampliada

 


Na assembleia da última sexta-feira (22/03), os Técnicos(as) Administrativos em greve avaliaram que o movimento iniciou forte, vem numa crescente, deve ser ampliado e fortalecido com outras categorias da Educação como IFPE (TAES e docentes EBTT) e docentes das Universidades. 


Aprovou-se manter o fluxo organizativo de visita aos locais de trabalho, debates sobre a proposta de Reestruturação da Carreira do PCCTAE, ações de visibilidade e dialogar com a comunidade universitária, principalmente os discentes e os usuários do HC/UFPE.


Sobre o debate das essencialidades, a categoria entendeu que há um evidente ataque da Administração da UFPE aos profissionais do NASS pela imposição dos exames admissionais de Professores Substitutos, inclusive encurtando o prazo de até 30 dias corridos, para 20 dias (veja aqui o Posicionamento do HC/STI/BIOTÉRIO/NASS em relação à essencialidade dos serviços: https://sintufepessufpe.blogspot.com/2024/03/posicionamento-do-hcstibioterionass-em.html).


Fora debatida a importância da formação de comandos locais de greve em setores fora do Campus Joaquim Amazonas, como exemplo: CAA, CAV, CCJ e NRTV. Esses espaços de debate são fundamentais para ampliação das atividades locais, além da necessidade de uma rotina de visitas do Comando de Greve aos Campi avançados, a fim de elevar a adesão e mobilização dos TAEs à nossa greve.


A assembleia foi uníssona no discurso de que é preciso paralisar todas as atividades técnico-administrativa, escolaridades e secretarias; e suspender os chamados para a SINFRA entre outros serviços não considerados essenciais. Temos que demonstrar a nossa relevância, resistir a toda política de invisibilização que querem impor, pois não existe UNIVERSIDADE sem os profissionais que planejam e executam as atividades-meios em Ensino, Pesquisa e Extensão.

Calendário de atividades:

Dia 25/03 (segunda-feira)

7:00 – Pisca-Pisca na entrada do campus Joaquim Amazonas

9:00 – Visitas a setores ...

14h – reunião das comissões de essencialidade. Local: sede do SINTUFEPE

Dia 26/03 (Terça-feira)

8:00 – Concentração na tenda da greve na entrada do campus Joaquim Amazonas

8:00 – Mobilização na entrada do CTG, para convidar os TAEs para a atividade seguinte

8h30 – Atividade no CAV – Debate sobre essencialidade com café da manhã e apresentação cultural.

9:00 – Visitas a setores

Retirada de representação do CLG para visita na Assembleia dos TAES e docentes do IFPE – fala com foco na construção da Greve Unificada da Educação

Visita aos setores

10:00 - Debate sobre carreira no CTG

14:00 – Atividade no CAA – Reunião TAEs no auditório Luiz Gonzaga

Dia 27/03 (Quarta-feira)

7:00 – Ato no HC contra o Assédio Moral

9:00 – Caminhada do HC até a Reitoria

9:30 Reunião com a Administração e Comando de Greve – debate sobre essencialidade

10:00 – Representação do CLG para fazer uma fala na Assembleia da ADUFEPE com foco na construção da Greve Unificada da Educação

14:00 – Reunião do CLG – pauta: Avaliação da Reunião e calendário