Entusiamos e um clima de construção coletiva foi o que marcou o Encontro das Entidades de luta contra a EBSERH na UFPE realizado na tarde do de 11 de agosto na Sede da Secção Sindical UFPE. Os objetivos de construir uma agenda de luta conjunta, unificando o movimento Estudantil e os trabalhadores da UFPE e de outros órgão do serviço público como o SINDISPREV foram alcançados. Em breve divulgaremos nossa agenda comum com atos, debates, seminários e a luta pelo plebiscito (Sim ou Não EBSERH) e Gestão democrática no HC/UFPE.
Em 2012, vários segmentos sociais e políticos manifestaram-se em defesa das Políticas Sociais e na defesa do SUS. Aqui na UFPE obteve destaque nas agendas de luta as manifestações contra a adesão do HC/UFPE à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Mas em 2013 é preciso avançar mais e fortalecer o movimento de resistência e de defesa dos interesses públicos contra a privatização imposta pelo governo federal às unidade hospitalares vinculadas às universidades que possuem a missão histórica de forma indissociável realizar ensino, pesquisa, extensão e assistência. E é por acreditarmos que no HC podemos construir um modelo de gestão democrática pública e estatal, fomentando a formação dos profissionais da saúde nas diversas áreas e em conformidade com o que preceitua a autonomia universitária na Constituição Federal de 88 (Art. 207) que somos totalmente contrários à política hoje imposta.
Desde o início de 2012, a coordenação do Programa REHUF (programa de reestruturação dos HU´s) passou a ser feita pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), estatal criada vinculada ao MEC, para no primeiro momento administrar estes recursos para as gestões dos hospitais universitários, e num segundo momento, com os cortes orçamentários do governo, vai implementar políticas de gestão e financiamento junto a iniciativa privada e com precarização nas relações de trabalho, destruindo a Carreira de Técnico-Administrativos. Uma verdadeira armadilha do neoliberalismo que destina cada vez recursos públicos da Saúde, Educação, Previdência e Habitação para pagamento dos juros da dívida pública, privilegiando os banqueiros nacionais e internacionais.
Nesse sentido, nós, trabalhadores do HC, representantes do SINTUFEPE, do Movimento Estudantil da UFPE, Entidades Sindicais e órgãos de Classe dos trabalhadores na Saúde convidamos todos os parceiros engajados e interessados na luta contra a adesão do HC à EBSERH para participar de um ato público no dia 21 de março, Concentração às 08:30h, na Portaria 04 do HC.
Dia 21 de março é dia de luta.
Acorda Povo! EBSERH é privatização.
Participe!