17 novembro, 2017

Nota de apoio ao resultado da eleição do Centro de Educação para representantes ao Conselho Superior da UFPE (CCEPE/CONSUNI)

A paridade historicamente adotada no CE para a consulta eleitoral de seus representantes ao CCEPE/CONSUNI expôs, na recente eleição ocorrida, o peso político do segmento técnico-administrativo na definição dos representantes do Centro.

Diante de tal expressão democrática, que busca distribuir equitativamente a histórica concentração de poder decisório entre estudantes, técnicos e docentes, ora assistimos à reação de parte do segmento docente do CE. Essa reação tem como foco a anulação do resultado da eleição, uma vez que na hierarquia historicamente cultivada no seio da universidade, torna-se impalatável e até inaceitável o pleno exercício político do segmento técnico-administrativo quando este torna-se fundamental no processo decisório.

Dessa forma, requeremos a homologação do resultado do pleito ocorrido, no qual os ténicos(as) foram decisivos na escolha do perfil e do programa político-pedagógico dos representantes do Centro de Educação para o CCEPE/CONSUNI, visto que a condução do processo foi coerente e transparente por parte da comissão eleitoral instalada.

Também queremos nos opor, no âmbito dessa reação ao resultado, a qualquer tipo de pressão aos estudantes por manifestarem-se favoráveis ao resultado desta eleição. Não podemos concordar com esse clima de cerceamento à livre manifestação política dos estudantes dentro da universidade.

Comando Local de Greve dos Técnicos-Administrativo do SINTUFEPE/UFPE