20 setembro, 2021

TAEs da UFPE rejeitam consulta pública sobre Jornada de Trabalho



Na última quinta-feira, 16 de setembro, as Técnicas e Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), reunidos em assembleia, decidiram rejeitar a consulta pública sobre a Minuta de Resolução da Jornada de Trabalho destes servidores, publicada pela PROGEPE em 23/08/2021.

Em adequação à política do governo federal para o serviço público e sem incluir os TAEs na discussão, a UFPE propõe as regras para o teletrabalho, para a jornada flexibilizada e também para registro e controle de frequência. No que diz respeito ao teletrabalho, o texto está alinhado à Instrução Normativa Nº 65, de 30 de julho de 2020, elaborada pela Gestão Bolsonaro, que entrou em vigor em 01/09/2020 e implementa este regime de trabalho em condições adversas para nossa categoria.

Não nos interessa uma consulta, quando está sendo negada nossa participação na efetiva construção do documento. As consultas de minutas propostas pela gestão têm servido antes para “dar ares” de legitimidades aos textos propostos, do que para uma construção que tenha o nosso envolvimento.

Os TAEs da UFPE continuarão questionando a ausência de diálogo da reitoria com os técnicos e sua opção por implementar as mudanças estruturais no serviço público impostas pelo Governo Federal, solicitando fórum adequado em que possam ser ouvidos, sobretudo naquilo que impacta diretamente suas formas de trabalho e consequentemente suas vidas.