18 dezembro, 2024

Confira o resulta da eleição para as coordenações do Sintufepe Ufpe Biênio 2024-2026

 



🔵🔴 RESULTADO DA ELEIÇÃO PARA AS COORDENAÇÕES DO SINTUFEPE-UFPE |

Chapa 1 "Base: Renovação e Luta": 134 votos (27, 74%)
Chapa 2 "TAEs na Luta/Travessia": 93 votos (19,25%)
Chapa 3 "Unir: Unidade, Resistência e Luta": 180 votos (37,27%)
Chapa 4 "Pra fazer acontecer": 76 votos (15,73%)

A reunião para a chamada dos cargos ocorrerá na sede do Sintufepe-UFPE, nesta quinta-feira (19/12), às 14h. 

09 dezembro, 2024

Confira ofício que trata sobre a implantação do pagamento da hora ficta aos técnicos administrativos da UFPE

 


Com base em nota técnica elaborada pela assessoria jurídica do sindicato, Wagner Advogados Associados, no último dia 05 de novembro o SINTUFEPE protocolou pedido junto à Reitoria da UFPE (confira a íntegra do ofício, em anexo), a fim de que seja haja:

a) a imediata implantação do pagamento da “hora ficta” aos servidores técnico-administrativos da UFPE que desempenham suas atividades no período das 22h até as 05h, seja no exercício da jornada regular de trabalho, ou sob o regime de turno ininterrupto de revezamento (escala de 12X60 ou 12 X 36), com o pagamento dos atrasados

b) sucessivamente, a comprovação de que o pagamento do horário noturno vem sendo realizado corretamente, nos termos do artigo 75 da Lei n° 8.112/90.

 A “hora ficta” refere-se ao transcurso de 52 minutos e 30 segundos, em detrimento do transcurso de 60 minutos, nos termos do artigo 75 da Lei n° 8.112/90.

Tal pedido advém das reinvindicações trazidas pelo movimento grevista ocorrido neste ano de 2024, quando foi firmado o Termo de Acordo n. 11/2024 entre o Governo Federal, a FASUBRA e SINASEFE, no qual constou a Cláusula Décima e Décima Primeira, as quais, resumidamente, trouxeram os seguintes compromissos:

- A implantação da “hora ficta” para servidores cujas atividades são exercidas em hospitais universitários e para servidores que trabalham em regime de plantão ou escala no prazo de sessenta dias contados da assinatura do acordo; e

- O tratamento, a ser realizado em Grupo de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI com a participação das entidades sindicais, no período de agosto a dezembro de 2024, sobre a institucionalização do exercício da jornada de trabalho em plantões de 12 x 60 horas para servidores cujas atividades são exercidas em hospitais universitários e em regime de plantão ou escala.

O SINTUFEPE aguarda uma posição da Reitoria em relação a tal requerimento para que sejam tomadas as medidas cabíveis.  

OFÍCIO PEDIDO HORA FICTA

02 dezembro, 2024

Festa de fim de ano do Sintufepe Ufpe!

 


🎊Continuando a "acreditar na rapaziada", e na moçada também, a direção do Sintufepe-UFPE convida os filiados e seus convidados para confraternizarmos juntos antes de recebermos 2025.

✊🏽Após um ano histórico para nossa categoria, além de importante, é merecido comemorarmos nossa (r)existência.

👉🏼Te organiza, te monta e vem festejar!

📅DIA 06 de dezembro
📍Clube da Sudene
🕣Das 18h às 22h

19 novembro, 2024

Confira o relatório completo da reunião de validação do RSC

 


O Sintufepe Ufpe está disponibilizando o relatório completo da reunião de Validação das Diretrizes e dos Saberes e Competências para leitura e discussão em tempo oportuno pela categoria das técnicas e técnicos administrativos da Ufpe. 

Clique aqui e confira.

11 novembro, 2024

SINTUFEPE garante direito de realização de exames médicos periódicos para servidores da UFPE

 


*Com informações de Wagner Advogados Associados

Direito previsto em lei não tem sido respeitado pela Administração há mais de 10 anos

Mais uma importante vitória para categoria das técnicas e técnicos administrativos da UFPE! O direito de realização de exames médicos periódicos para servidores, previsto no Regime Jurídico Único (RJU) dos servidores públicos federais, não vinha sendo respeitado pela administração da UFPE há mais de uma década.

Conforme estabelecido no RJU, tais exames são essenciais para avaliar o estado de saúde dos servidores, identificando possíveis alterações relacionadas ou não com suas atividades laborativas ou o ambiente de trabalho. Esta avaliação inclui exames clínicos, laboratoriais e de imagem, cuja periodicidade varia de acordo com a idade do servidor e sua exposição a riscos ocupacionais, podendo ser anuais ou bienais. Na UFPE, no entanto, tais exames não eram realizados desde 2010, o que configura uma violação direta ao RJU e outras legislações pertinentes ao tema.

Diante dessa situação e da necessidade urgente de assegurar esse direito constitucional dos servidores ao acesso à saúde, o SINTUFEPE Ufpe, através de sua assessoria jurídica, moveu uma ação judicial contra a UFPE, a qual foi julgada procedente em 1ª Instância. Na sentença foi determinado à UFPE que de forma imediata apresentasse um  cronograma para a implementação dos exames.

Em 22 de outubro de 2024, uma audiência de conciliação realizada no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, presidida pelo Desembargador Federal Leonardo Carvalho, homologou acordo entre o sindicato e a UFPE, pondo fim à disputa judicial sobre o direito dos servidores. Na oportunidade foi homologado o calendário apresentado pela Universidade, que apontou o dia 2 de dezembro de 2024 para o início da realização dos exames periódicos, podendo os atendimentos serem antecipados.

A advogada Graziele Teixeira Crespan, sócia de Wagner Advogados Associados, ressaltou que a negociação entre as partes permitiu a realização dos exames de forma rápida, garantindo o cumprimento dos direitos dos servidores.

Após ação proposta através da assessoria jurídica do Sintufepe Ufpe, servidora será indenizada por desvio de função

*Com informações de Wagner Advogados Associados

Instituição estava violando o princípio da isonomia e se beneficiando de mão de obra fornecida sem devida contraprestação

O Sintufepe Ufpe conseguiu uma importante vitória na justiça contra o desvio de função dentro da Ufpe, através de uma ação proposta pela assessoria jurídica do sindicato que garantiu o direito ao pagamento de indenização em favor de uma servidora do quadro da instituição. A servidora, originalmente designada como Servente de Limpeza, vinha exercendo atividades inerentes ao cargo de Assistente em Administração.

A assessoria explicou que a sentença foi respaldada no entendimento do Superior Tribunal de Justiça, destacando que a trabalhadora que desempenha função diversa daquela inerente ao cargo para o qual foi investida, embora não tenha direito ao reenquadramento, tem o direito de receber as diferenças remuneratórias. O processo ainda está sujeito a recurso. 

O desvio de função de um servidor público acontece quando ele passa a exercer atividades ou serviços que não correspondem ao cargo para o qual foi nomeado, tal conduta viola o princípio constitucional da isonomia, além de configurar enriquecimento da Administração ao se beneficiar de mão de obra fornecida sem devida contraprestação.

A direção colegiada do Sintufepe Ufpe aproveita para alertar sobre a situação muito comum na universidade, em especial quando se trata de cargos extintos, e orienta que a categoria denuncie e quem estiver nesta situação procure o sindicato para ser orientada sobre a possibilidade de ingresso de uma ação judicial.

04 novembro, 2024

Sintufepe Ufpe participa de reunião para tratar de questões relacionadas ao Hospital das Clínicas

 



O SINTUFEPE Ufpe chamou uma reunião realizada na última sexta-feira (01) para tratar de assuntos relacionados ao Hospital das Clínicas. A discussão contou com a presença da direção do SINTUFEPE UFPE representada por Lenilson Santana, Zuleide Gomes, Maria José e Paulo de Tarso, de várias trabalhadoras do HC, do Reitor da UFPE, Prof Alfredo Gomes, do Chefe de Gabinete Prof. Fernando Nascimento, do Chefe de Gabinete Adjunto, Sr. Emanuel Moraes Lima dos Santos, da Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Profª Brunna Granja, da Diretora de Administração de Pessoal, Srª Ellen Vilar e do assessor Sr. Breno Araújo, além da presença do Superintendente do HC, Sr. Filipe Carrilho, e do Gerente Administrativo do Hospital das Clínicas, Sr. Wagner Cordeiro. A reunião sobre o HC foi chamada para tratar das seguintes questões: 

    1. Posicionamento da UFPE sobre a demanda contida no ofício deste sindicato, sob nº 088/2024, de 29 de agosto de 2024, que requisitou os relatórios apresentados pela EBSERH nos últimos 5 (cinco) anos. Conforme cláusula sétima, inciso XIX do contrato 132/213 – UFPE (23076.061102/2013-46). Solicitação esta fundamentada na Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação); 

    2. Processo nº 23536.023701/2024-50 que trata do horário de funcionamento dos serviços ambulatoriais do HC, fixando seus horários de funcionamento das 07h às 17h, com efeitos a partir de 1º de novembro de 2024. 

Iniciou-se a reunião com uma rodada de apresentação seguida da exposição pela bancada sindical sobre o objetivo da discussão, os itens 1 e 2 expostos acima. Em seguida, a Direção do HC falou que os relatórios estão prontos e que a questão que trata o item 2 deveu-se ao resultado de uma auditoria realizada no hospital. Em seguida, a bancada sindical questionou o porquê de, estando os relatórios prontos, não foram entregues ao sindicato que solicitou via ofício desde 30 de agosto. 

A reunião seguiu com diversas falas da bancada sindical expondo as precárias condições de trabalho do hospital, situação que leva ao adoecimento físico e mental das/os trabalhadoras/es. Questionado sobre as consequências da auditoria, o Diretor Administrativo respondeu que “a volta das 40 horas no Ambulatório será uma consequência natural, após o parecer da Comissão de Análise de Jornada (CAJ), uma vez identificado que este não funciona com atendimento à população por 12 horas, conforme exige o Decreto”. 

Essa fala foi bastante questionada, visto que o atendimento ao público, com base na Lei da nossa carreira (PCCTAE), Lei 11.091 12 de janeiro de 2005, não pode se restringir apenas ao atendimento aos pacientes.

Na ocasião foi detalhado esse entendimento e dado exemplos pela bancada sindical.

Após argumentações e contra-argumentações das duas bancadas, ficou acordado o seguinte:

    • No que tange ao item 1 da pauta da reunião, solicitação dos relatórios da Direção do Hospital das Clínicas dos últimos cinco anos, a Reitoria se comprometeu a enviar ao sindicato imediatamente;

    • Em relação à questão da jornada de trabalho dos Ambulatórios do HC, foi acordado que:

        ◦ O sindicato solicitou, via ofício, cópias do relatório da auditoria que deu causa à nova análise dos processos de flexibilização da jornada das/os trabalhadoras/es dos Ambulatórios do HC pela CAJ e dos relatórios das análises feitas pela CAJ;

        ◦ No ofício citado foi solicitado um tempo para análise e contra-argumentação do sindicato sobre as análises e argumentos da CAJ, o que já ficou acordado na reunião. Solicitamos também o documento da Direção do Hospital demandando à CAJ, a análise destes processos de flexibilização de jornada a partir da referida auditoria.

28 outubro, 2024

28 de outubro: Dia do Servidor Público!

 


🎉Dia de homenagens e de refletir sobre a necessidade de reconhecimento constante de uma categoria que cumpre um papel fundamental na sociedade brasileira.
🤜🏽Os e as Técnicas Administrativas em Educação sentem orgulho da importância que possuem na construção de um Brasil mais justo e equitativo.
✊🏽Um viva ao servidor(a) e ao serviço público brasileiro!

23 outubro, 2024

🔴🔵 ELEIÇÃO COORDENAÇÕES SINTUFEPE-UFPE | O prazo para as chapas entregarem seus materiais para o boletim se encerra no dia 30/10

 


⚠️ Atenção! Aproxima-se mais um prazo importante do calendário eleitoral do Sintufepe-UFPE.
👉🏼Para mais detalhes sobre as eleições, acesse o regimento eleitoral em nosso blog (link na bio).✊🏽🚩

22 outubro, 2024

Prestação de contas do Sintufepe Ufpe é aprovada por unanimidade em Assembleia Geral


 🗓️Na última segunda-feira (21), a categoria reuniu-se em assembleia geral cuja pauta principal foi a prestação de contas da atual gestão do Sintufepe-UFPE.

🗣️Após a apresentação da assessoria contábil e das considerações feitas pelos presentes, foi aprovada por unanimidade a prestação de contas.

📱No vídeo os representantes da direção dão mais detalhes de como foi tratado o tema das contas do sindicato ao longo da gestão e a importância deste debate, em assembleia, ao lado e com a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras.✊🏽🚩

18 outubro, 2024

👮🏽 XXX SEMINÁRIO NACIONAL DA SEGURANÇA DAS IFES E EBTTs | Confira o depoimento do coordenador da Fasubra, Marcelo Rosa

 


🔴🔵 ELEIÇÃO COORDENAÇÕES SINTUFEPE-UFPE | 18 de outubro é o último dia para inscrições da chapa

 


⚠️Hoje temos uma data importante do próximo processo eleitoral do Sintufepe-UFPE: último dia para inscrições de chapas para a direção e para o conselho fiscal do nosso sindicato.

👉🏼As inscrições serão encerradas às 17h de hoje.
Para mais detalhes, acesse o regimento eleitoral completo em nosso blog (link na bio).✊🏽🚩

17 outubro, 2024

Convocação para Assembleia Geral do Sintufepe Ufpe na segunda-feira (21), na sede do sindicato

 


🗓️Próxima segunda-feira (21), teremos mais uma assembleia geral com a seguinte pauta:

Pauta:
📍Informe
📍Prestação de contas do Sintufepe
📍Encaminhamentos
👉🏼Local: Sede do Sintufepe
🕜 08h30min (primeira chamada)

⚠️ ATENÇÃO, PESSOAL DO CAV E CAA!
Os TAEs destes centros que queiram participar da assembleia têm até às 17h desta quinta-feira (17) para enviar os dados pessoais para a secretaria do sindicato e, assim, a direção possa providenciar o translado.

16 outubro, 2024

XI ENCONTRO NACIONAL DE APOSENTADOS, APOSENTADAS E PENSIONISTAS

 



👉🏼Entre os dias 15 e 17 de outubro está ocorrendo o XI Encontro Nacional de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas em Brasília.

🗣️O encontro está debatendo, especialmente, os seguintes temas:
- o PCCTAE;
- o impacto da greve de 2024 para aposentados, reposicionamento e regras de transição para novos enquadramentos;
- saúde e qualidade de vida na aposentadoria;
- e violência contra idosos.

15 outubro, 2024

🔵🔴 PARALISAÇÃO NACIONAL DE 48 HORAS

 



O SINTUFEPE-UFPE convoca toda a categoria dos(as) Técnicos (as) Administrativos em Educação, nesta quarta-feira, 16 de OUTUBRO, às 8 horas, para um ato na entrada do Campus Recife com o intuito de informar a comunidade acadêmica dos motivos da nossa paralisação. Vamos tomar um café e amplificar nossas vozes de descontentamento com a forma que está sendo encaminhado o cumprimento do Termo de Acordo 11/2024.

🚨Dos 180, só faltam 70 dias para o Governo cumprir o acordo. A categoria está de olho! A LUTA CONTINUA

🗓️Data:16/10
🕜Horário : 8h
📍Local: Canteiro central, aonde ficava a Tenda da GREVE

11 outubro, 2024

Sintufepe Ufpe oficia a Reitoria sobre a paralisação dos dias 15 e 16 de outubro

 


Confira o ofício enviado à Reitoria da UFPE sobre a adesão dos (as) técnico (as)-administrativos em Educação da UFPE à Paralisação Nacional de 48 horas pelo cumprimento integral do Termo de Acordo 11/2024, assinado entre FASUBRA, Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e Ministério da Educação. A paralisação foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária realizada pela categoria na última quinta-feira (10).

07 outubro, 2024

Convocação para Assembleia Geral do Sintufepe Ufpe na quinta-feira (10), na sede do sindicato

 


Dia 10 de outubro realizaremos uma assembleia geral. Para ocasião, teremos a seguinte proposta de pauta para ser avaliada:


- Informes;
- Paralisação nos dias 15 e 16 de outubro;
- Retirada de delegados para plenária virtual da FASUBRA;
- Prestação de contas;
- Encaminhamentos.

A assembleia ocorrerá na sede do sindicato e terá a primeira chamada às 8h30min.✊🏽🚩

25 setembro, 2024

Confira o Regimento Eleitoral das eleições para as Coordenações e Conselho Fiscal do SINTUFEPE Seção UFPE, biênio 2024/2026

 


O presente Regimento Eleitoral, tem por finalidade regulamentar às eleições para as Coordenações e Conselho Fiscal do SINTUFEPE Seção UFPE, biênio 2024/2026, de acordo com as suas disposições Estatutárias. 

As eleições ocorrerão nos dias 21 e 22 de novembro de 2024, no horário das 08h0 às 17 horas, ininterruptamente, salvo as urnas 08 e 09 que em hipótese alguma, fecharão antes das 20 horas, sendo que a urna 08 iniciará os trabalhos às 07h.

Período de inscrição de chapas: das 8h do dia 14 de outubro às 17h do dia 18 de outubro de 2024.

Obs.: as Inscrições ocorrerão na Sala de Recepção do Sintufepe-UFPE.

As chapas precisam apresentar 16 nomes para disputar as Coordenações e 10 nomes para o Conselho Fiscal.

Para mais informações sobre o pleito, clique aqui e acesse o Regimento Eleitoral.

OUTUBRO ROSA| Exames de mamografia no HC para servidoras da UFPE

 


👉🏼Uma parceria entre o Hospital das Clínicas e a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida irá disponibilizar exames para as servidoras com mais de 40 anos de idade e que tenham realizado seu último exame de prevenção há mais de 1 ano.


🗓️As vagas são limitadas e os exames serão realizados às sextas-feiras e aos sábados, durante o mês de outubro.

📍O que as servidoras precisarão fazer?

⚠️De posse do seu cartão do HC, da identidade funcional e do cartão do SUS, deverão procurar o NASS, a partir do dia 26/09, após às 10h, de segunda à sexta-feira.

21 setembro, 2024

Confira a Ata da Assembleia Geral do Sintufepe Ufpe realizada no dia 18/09



Ata da Assembleia Geral Extraordinária do SINTUFEPE-SS/UFPE, realizada de forma presencial, no Auditório Jorge Lobo – CCS/UFPE aos dezoito dias do mês de setembro do ano de dois mil e vinte e quatro, às 09h, em segunda convocação. Foram indicados e aprovados, por unanimidade dos presentes, os nomes de Lenilson Martins de Santana e Mônica para coordenação dos trabalhos da assembleia. A seguir, também por unanimidade dos presentes foi decidido manter a pauta de convocação: 1- Informes; 2 – Discussão sobre o Biotério da UFPE; 3- Tirada de delegados(as) para a Plenária da Fasubra e Seminário de Carreira; 4- Encaminhamentos. No ponto 1- Informes, a mesa coordenadora registrou os seguintes: A- Sobre o Seminário da Segurança que ocorrerá na UFPE; B- Sobre a necessidade de convocação de uma assembleia para o dia 23/09 para aprovação do Regimento Eleitoral da próxima eleição do SINTUFEPE/SS UFPE; C- Sobre a reunião virtual da direção da Fasubra e DSobre mais um golpe utilizando supostas informações de ações judiciais do sindicato. No ponto 2 - Discussão sobre o Biotério da UFPE, as falas giraram em torno da necessidade de intensificação da campanha contra a privatização dos biotérios da UFPE dentre outras questões. No Ponto 3- Tirada de delegados(as) para a Plenária da Fasubra e Seminário de Carreira, foi informado que, em razão do número de pessoas presentes na assembleia, poderíamos eleger 6 (seis) delegadas(os) e as chapas concorrentes deveriam ter no máximo 12 componentes. Apresentaram-se três chapas concorrentes, a saber: Chapa 1 – Travessia Taes na Luta: Sandra Chacon, Selton de Paula, Arlindo Luna, Diógenes Charles, Ítalo Ferraz, Cleiton Oliveira, João André, Andre Souza, Davi, Marcos Venâncio, Netanhiah e Guilherme Costa; Chapa 2 - Frente BASE: Paulo de Tarso, Stefani, Enídia Cristine Araújo Cordeiro, Roseanne Martins Santos Worma, Ana Cláudia Colaço, Valéria, Felipe, Diego, Josélia, Sávio Vieira, Lenilson Santana e Wilson; Chapa 3 - Unir: Wanderley, Adriana, Jorge Claudino, Edinaire, Mônica, Roseane Pessoa, Elias, Marcicleide, Isaias, Laércio, Aldenice e Sueli. Postas em votação, tivemos o seguinte resultado: Chapa 1 – 17 votos; Chapa 2 – 21 votos e Chapa 3 – 20 votos. Aplicando-se o critério da proporcionalidade direta, as chapas tiveram direito a indicação de dois titulares e dois suplentes cada. Sendo indicados pelas chapas os seguintes nomes, dentre os componentes da chapa, para compor a delegação do SINTUFEPE/SS UFPE para o Seminário de Carreira e para a Plenária da Fasubra: Pela Chapa 1 - Travessia/TNL: SANDRA CHACON TAVARES e SELTON DE PAULA E SILVA (titulares), sendo Ítalo Ferras e João Everaldo de Araújo (suplentes); pela Chapa 2- Frente BASE: PAULO DE TARSO SILVA ARAGÃO e FELIPE DA SILVA LEITE (titulares) sendo Enídia Cristine Araújo Cordeiro e Roseanne Martins Santos Worma (suplentes); pela Chapa 3 – Unir: JORGE CLAUDINO DA SILVA e MARCOS WANDERLEY SOARES DA SILVA (titulares) sendo Aldenice e Sueli (suplentes). No Ponto 4- Encaminhamentos. Foram aprovadas as seguintes propostas: a) O sindicato questionar o gestor de contratos da Empresa de limpeza sobre a falta de insumos e materiais de higiene, sobretudo nos banheiros da universidade; b) ampliar a comissão que está tratando da luta contra a privatização dos biotérios da universidade; c) Ampliar a campanha de mídia em torno da luta contra a privatização dos biotérios; d) Agendar audiência com o Reitor para tratar da privatização a que se refere o item anterior; e) Referendar a ida de 20 aposentados e aposentadas para o Encontro de aposentados da FASUBRA; f) Solicitar à Fasubra que adie o Seminário de aposentados em razão dos riscos decorrentes da poluição gerada pelas queimadas no Distrito Federal e seu entorno; g) Realizar assembleia para debate e aprovação do Regimento Eleitoral para a próxima eleição do SINTUFEPE/SS UFPE no dia 23/09; h) Agregar como ponto de pauta para a assembleia de que trata o item anterior do ponto sobre a discussão de critérios para participação como observadores no Seminário da Segurança e participação nos demais Seminários e Encontros vindouros; i) Responder a consulta da Federação sobre a plenária proposta para outubro que: i.1) ´Deve ser considerada como outra plenária; i.2) Que a referida Plenária deve ser preferencialmente presencial, abrindo-se a possibilidade de participação virtual dos sindicatos que alegarem impossibilidade financeira para o envio de delegadas e delegados. Não havendo mais nada a tratar, foi dada por encerrada a assembleia, da qual eu, Lenilson Martins de Santana, lavrei a presente ata que, após lida e aprovada, segue datada e assinada por mim e por quem assim o desejar. Recife, 07 de agosto de 2024.

ARQUIVO DA ATA ASSINADA

16 setembro, 2024

Nota sobre a situação do Biotério da Ufpe

 


Há pouco tempo os trabalhadores da UFPE tomaram conhecimento de uma licitação para a contratação de técnicos administrativos terceirizados para operar através de uma empresa privada o Biotério Central da UFPE. Este contrato, com duração prevista de um ano, prestes a entrar em execução, pretende contratar inicialmente 9 profissionais, entre veterinários, zootecnistas, técnicos em laboratório, além de fornecer espécimes de camundongos de linhagens específicas, para pesquisas na universidade. Neste fato, os trabalhadores da UFPE percebem problemas graves de várias ordens, aqui são elencados alguns:   

- Para os cargos terceirizados no contrato há concursados aguardando convocação; 

- Para cargos em que não haja concursados aguardando, existe a possibilidade de promover concurso;

- Os valores constantes no contrato para remuneração de terceirizados é significativamente maior do que o piso da carreira dos concursados;

- Com um contrato de um ano, a empresa terceirizada contratada levará embora o treinamento dos trabalhadores, comprometendo gravemente a continuidade de pesquisas que via de regra, levam anos para apresentar resultados;

- Sem a fixação do pessoal técnico envolvido, a formação de estudantes de graduação e pós graduação fica descontinuada, comprometendo em médio prazo a própria tarefa maior da universidade, que é formar pessoal de alto nível nas graduações e pós. 

- O próprio dimensionamento da demanda de espécimes para pesquisa está, declaradamente inconsistente;

Desta forma, a representação sindical dos trabalhadores da UFPE entende que este contrato deve ser imediatamente suspenso, para que seus aspectos jurídico, administrativo, científico, de gestão de pessoas, de gestão de estruturas e equipamentos públicos, reais demandas e eventuais conflitos de interesses entre a gestão pública e empresários privados seja ampla e completamente elucidados. Até lá, defendemos que nenhuma contratação de terceirizados seja feita, nenhum insumo, produto, equipamento, espécime ou serviço seja adquirido através deste contrato e que sejam convocados os concursados para os cargos em tela e/ou realizados concursos públicos para seleção de pessoas para estas vagas e que estas recebam as necessárias capacitações para cumprir a complexa tarefa, tendo claro que estes concursados contribuirão por décadas com a formação de pesquisadores em nosso país.

A inserção de empresas privadas atuando na prestação de serviço público essencialmente de Estado, mesmo que em caráter complementar deve ser tratada com ressalvas, em que pese as justificativas e aspectos gerais de sua contratação; por razões da ocorrência  de efeitos políticos, sociais e econômicos a serem suportados pela população. Os recursos estatais que deveriam ser empregados na melhoria das condições de trabalho, sobretudo onde já é evidente a escassez de investimentos em estrutura e recursos humanos tendem a ser destinados para as mãos de empresários. 

Há a necessidade de avaliar a falta de ponderação com aplicação de recursos com insumos e contratação de mão de obra mais onerosos do que se houvesse contratação por concurso público, bem como investimento na formação, capacitação e treinamento destes, onde se asseguram condições de trabalho dignas e carreira valorizada para todos os trabalhadores. Evidencia-se a alta rotatividade dos trabalhadores que tendem a não possuir carreira e formação contínua.

Nesta quarta-feira (18) realizaremos uma Assembleia Geral no auditório Jorge Lobo-CCS, com primeira chamada às 8h30min

 



A pauta da assembleia será:

- Informes;
- Discussão sobre o Biotério da UFPE;
- Tirada de delegados(as) para a plenária da Fasubra e Seminário de Carreira;
- Encaminhamentos

Aos TAEs do CAV e CAA que queiram participar da assembleia no Campus Recife, o sindicato irá disponibilizar o traslado. Para isso, os interessados devem fazer contato com a secretaria do sindicato até às 12h desta terça-feira (17/09), por meio do email: sintufpe@gmail.com

15 setembro, 2024

Ato contra a privatização do Biotério

 


A coordenação colegiada do SINTUFEPE-UFPE convoca a categoria dos técnicos(as) administrativos(as) em educação para o ato contra a privatização do Biotério Central da UFPE. O ato será logo mais, às 14h desta segunda-feira (16).

Local: Centro de Bioterismo da UFPE
Data: 16/09 (hoje)
Horário: às 14h

Juntos somos mais fortes!✊🏽🚩

15 agosto, 2024

Fala pra gente quais as modalidades de jogos que vocês querem ver na comemoração do dia do servidor público do Sintufepe Ufpe

 


Nossa festa será no dia 01 de novembro e queremos saber sua opinião pra fazer um encontro bem massa da categoria! 

A enquete vai até a primeira semana de setembro!

O QR Code na imagem te levará até o formulário onde você poderá dar suas sugestões. Você também pode acessar o formulário pelo link: ENQUETE JOGOS

14 agosto, 2024

Confira a ata da Assembleia Geral do dia 07 de agosto que definiu a Comissão Eleitoral para a próxima eleição do Sintufepe Ufpe

 


Ata da Assembleia Geral Ordinária do SINTUFEPE-SS/UFPE, realizada de forma presencial, na Sede do SINTUFEPE-UFPE, aos oito dias do mês de agosto de dois mil e vinte e quatro, às 09h, em segunda convocação. Foram indicados e aprovados, por unanimidade dos presentes, os nomes de Lenilson Martins de Santana e Zuleide Gomes de Mendonça para coordenação dos trabalhos da assembleia. A seguir, também por unanimidade dos presentes foi decidido manter a pauta de convocação: 1- Informes; 2 – Designar Comissão Eleitoral para a eleição das Coordenações do SINTUFEPE-UFPE e Conselho Fiscal, Gestão 2024/2026; 3- Encaminhamentos. No ponto 1- Informes, a mesa coordenadora registrou os seguintes: A- Sobre a Comissão de Atividades Represadas durante a última Greve Nacional da FASUBRA; BSobre o Projeto de Biblioteca do SINTUFEPE e outros. No ponto 2 - Designar Comissão Eleitoral para a eleição das Coordenações do SINTUFEPE-UFPE e Conselho Fiscal, Gestão 2024/2026, foi informado pela mesa que, segundo o Estatuto do Sindicato, a Comissão Eleitoral deve ser composta por cinco (05) membros titulares e cinco (05) suplentes. Apresentaram-se três chapas concorrentes, a saber: Chapa 1 – Frente BASE: Cecília Arruda, João Amazonas, Ana Cláudia Colaço, Roseanne Martins, Sávio Vieira, Maria Rita de Cássia, Katia Telles, Lenilson Santana, Aliane Oliveira e Luana Antero; Chapa 2 - Travessia Taes na Luta: Everaldo, Diógenes, Bartolomeu, Marquinhos, Francisco, Arlindo, Cleiton Oliveira e Guilherme Costa; Chapa 3 - Unir: Zuleide, Maria José Augusta, Jorge Claudino, Melque, Mônica, Wanderley, José Carlos, Claudia, Roseane Pessoa e Maria do Carmo. Postas em votação, tivemos o seguinte resultado: Chapa 1 – 18 votos; Chapa 2 – 11 votos e Chapa 3 – 15 votos. Aplicando-se o critério da proporcionalidade direta, tanto a Chapa 1 como a Chapa 3 tiveram direito a indicação de dois titulares e dois suplentes cada e a Chapa 2 a indicar um titular e um suplente. Sendo indicados pelas chapas os seguintes nomes, dentre os componentes da chapa, para compor a Comissão Eleitoral: Pela Chapa 1 - Frente: BASE KATIA MARIA DA SILVA TELLES e JOAO PAULO LOPES DE ALMEIDA AMAZONAS (titulares), sendo Alliane Pereira de Oliveira e Luana Antero de Melo (suplentes); pela Chapa 2 Travessia/Taes na Luta: BARTOLOMEU FELIPE SANTIAGO (titular) e Francisco Francelino Gomes (suplente); pela Chapa 3 – Unir: Titulares: ZULEIDE GOMES DE MENDONÇA e MARIA JOSÉ AUGUSTA DA SILVA (titulares) e Melquisedec da Cruz Gomes e Roseane Albuquerque Pessoa. A nova suplente. (suplentes); No Ponto 4- Encaminhamentos, foi consensuado que na próxima assembleia a formação de Comissão de Ética do SINTUFEPE/SS UFPE seria ponto de pauta. Não havendo mais nada a tratar, foi dada por encerrada a assembleia, da qual eu, Lenilson Martins de Santana, lavrei a presente ata que, após lida e aprovada, segue datada e assinada por mim e por quem assim o desejar. Recife, 07 de agosto de 2024. 

 ATA ASSINADA PARA VISUALIZAÇÃO 

12 agosto, 2024

30 HORAS| Reunião para servidores e servidoras do RJU do Hospital das clínicas/UFPE

 


🗓️ Realizaremos no dia 14/08/24, às 09H00, com a pauta das 30 horas, reunião com os trabalhadores do RJU lotados no HC da UFPE. A reunião ocorrerá no Anfiteatro 1, localizado no térreo do HC.✊🏽

🚨 Reunião sobre as 30 horas.
🧑🏼‍🔬 Servidores do HC da UFPE
🗓️ DIA 14/08/2024 (quarta-feira)
🕧 Às 9h
📍Local: Anfiteatro 1 (térreo do Hc )

31 julho, 2024

Manifesto em solidariedade e pelo fortalecimento da luta das mulheres negras na UFPE e em Pernambuco

 


No Brasil, o racismo e o patriarcado foram elementos motores do colonialismo, porém, longe de desaparecerem como herança do passado escravista, tais elementos foram redimensionados e atualizados sob a dinâmica da produção capitalista. Isso fez com que o racismo e o sexismo assumissem dimensões estruturadoras do modo como o capitalismo se organizou e até hoje reproduz suas desigualdades.

No topo do sistema estão os homens brancos, donos do capital, hegemônicos na política tradicional, heteronormativos, defensores da pátria (deles), da família (deles) e da propriedade (deles), e, em nome de tal poder, não aceitam que a maioria da população, formada por mulheres, e sobretudo por mulheres negras, sejam reconhecidas como parte de uma mesma humanidade e que sejam tratadas com dignidade e igualdade.

Segundo o IBGE (2022), no estado de Pernambuco, a população feminina negra é composta por 3.053.720 mulheres, o que corresponde ao maior grupo populacional do estado, atingindo a proporção de 33,7% quando comparados aos demais segmentos étnico-raciais do total da população pernambucana.

Mesmo sendo numericamente expressivas, as mulheres negras foram transformadas no segmento populacional mais aprisionado a diferentes formas de opressão e exploração que se interseccionam e se reproduzem em todas as dimensões no interior da sociedade, inclusive aos maiores níveis de pobreza e a ausência de direitos.

Elas são historicamente a maioria das trabalhadoras nas piores condições de vida, estando vulnerabilizadas no que diz respeito ao salário e proteção social, a educação, a segurança alimentar, ao acesso à moradia, ao acesso diário à água para consumo humano, a mobilidade e acesso a equipamentos sociais, entre outros indicadores. Estão ainda presentes nas maiores taxas de mortalidade materna, de sífilis congênita, de violência obstétrica e nos territórios mais vulneráveis às mudanças climáticas.

Somente no ano de 2022, 2.526 mulheres negras foram assassinadas no país, correspondendo ao percentual de 66,4% do total de vítimas de mortes pelo Feminicídio, segundo o Atlas da Violência de 2024.

No entanto, precisamos reconhecer a tamanha envergadura social deste segmento, pois foram elas que garantiram a vida e a permanência da população negra até o momento presente, fazendo do Brasil a segunda maior nação negra do mundo. Se as mulheres negras atravessaram séculos de condições adversas movidas por sua ancestralidade e coragem, na atualidade, a força de suas organizações e das diversas organizações que fazem o Movimento Negro tem sido a condição para chegarmos à presença das jovens negras nas universidades públicas por meio das políticas de ações afirmativas que foram uma bandeira de grande relevância no enfrentamento ao racismo neste país.

Na divisão social do trabalho, as funções historicamente naturalizadas para as mulheres negras têm sido associadas ao trabalho desqualificado, de baixa escolaridade e consequentemente apartado do conhecimento acadêmico. Conhecimento esse que representa grande valor nas relações sociais e suas correlações de força e poder, assim como nas disputas do mercado de trabalho.

São as jovens negras, no Brasil e no mundo, que têm se colocado na linha de frente da desconstrução dessa lógica, ocupando mais e mais vagas nas universidades, exigindo novas epistemologias, práticas pedagógicas plurais e relações de trabalho antirracistas e apontando para a urgência de políticas públicas que ampliem seu ingresso e sua permanência digna na educação superior.

Neste Dia de Luta que é o 25 de Julho, queremos saudar a todas as mulheres negras de Pernambuco e, de modo especial, aquelas que com seu trabalho técnico e/ou com suas práticas docentes e estudantis se comprometem para que a UFPE reconheça como necessários o enfrentamento e a superação do racismo, enquanto essa opressão se constituir como grande obstáculo ao direito à educação superior, pública e de qualidade.

Que no Dia Nacional de Tereza de Benguela e Dia Nacional da Mulher Negra, nós, servidoras e servidores públicos vinculados ou aliados à causa da transformação social reconheçamos o protagonismo político das mulheres negras e a sua importância dentro das instituições públicas de educação superior.

Angela Nascimento e Cecília Arruda

Membras da Comissão Organizadora do Julho das Pretas 2024 - SINTUFEPE Mesa de Diálogo Mulheres Negras em Movimento: A força da resistência na Cultura, na Política e na Academia

Comissão Organizadora: Angela Nascimento, Bruna Melo, Cícera Góis, Cecília Arruda, Enídia Cordeiro, Mônica Dinis, Roseane Pessoa e Roberto Carlos Santos.

XXX SEMINÁRIO NACIONAL DA SEGURANÇA DAS IFES E EBTT's

 


👮🏽Em continuidade ao processo de organização do Seminário Nacional da Segurança, será realizado, aqui na UFPE, o processo de tiragem de delegados que participarão do mesmo. A escolha destes e destas delegadas se dará através de uma reunião que ocorrerá no dia 02 de agosto (sexta-feira), às 9h, na sala B10 do CCSA-UFPE.
As coordenações nacional e local do seminário convocam o conjunto dos vigilantes patrimoniais da UFPE a participarem da mesma.✊🏽

🗓️ Quando? 02 de agosto
🕧 Horário? 9h
📍Onde? Sala B10 do CCSA-UFPE
👮🏽Para quem? Vigilantes patrimoniais da UFPE