12 maio, 2020

12 de Maio. Dia do Enfermeiro e da Enfermeira. Dia de luta!


A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebram em 2020 o Ano Internacional de Profissionais de Enfermagem e Obstetrícia. Designado pela Assembleia Mundial da Saúde de 2019, o marco comemorativo tem o objetivo de reconhecer o trabalho feito por enfermeiras, enfermeiros e parteiras em todo o mundo, bem como de defender mais investimentos para esses profissionais e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.

Nesses tempos de pandemia, os enfermeiros e outros profissionais de saúde estão na linha de frente contra o Covid-19, por isso merecem toda a valorização por seus esforços que salvam vidas e seus sacrifícios pessoais em meio a maiores riscos médicos, ainda tendo de enfrentar a estigmatização e o assédio. Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) no Brasil, até hoje, 13 mil enfermeiros estão afetados pelo coronavírus e 98 já perderam a vida decorrente da nova doença. 

Ao tempo em que os profissionais que trabalham em comunidades vulneráveis nas áreas mais pobres do mundo também estão particularmente em risco devido ao Covid-19. Assim, a designação de 2020 como ano internacional de profissionais de enfermagem e obstetrícia, acabou sendo uma demonstração antecipada de reconhecimento.

Hoje é um dia de reconhecimento e reflexão pela valorização e defesa destes profissionais que independente de pandemia se mostram vitais pela garantia do direito à vida.