17 maio, 2020

Ações de solidariedade do Sintufepe UFPE no contexto da pandemia

O Sintufepe UFPE tem buscado realizar ações sociais, em meio à pandemia mundial da covid-19. Além da distribuição de máscaras a servidores em trabalho presencial, o sindicato recebeu solicitações de apoio solidário a cinco entidades sociais e comunitárias. Após avaliação da coordenação colegiada, foram doadas 50 cestas básicas, sendo dez para cada grupo: Sintraci – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal, Espaço Solidário Gris, Associação de Moradores Novo Horizonte Resiste, UJS - União da Juventude Socialista e UBM - União Brasileira de Mulheres em Pernambuco. Esse posicionamento do Sintufepe UFPE demonstra a importância da solidariedade entre as organizações da classe trabalhadora, em defesa da vida e de condições dignas, amparadas em políticas públicas.

Com ou sem pandemia, o papel dos sindicatos e outras formas de associação dos trabalhadores é a defesa dos direitos sociais, coletivos, civis e individuais, diante da exploração da classe empresarial, margens de lucros exorbitantes e concentração de renda, entre outras características de desgoverno na sociedade burguesa. No caso do funcionalismo, as entidades de representação atuam também na defesa do acesso das demais categorias de assalariados, pequenos empreendedores, empregados e desempregados ao serviço público como um direito de todos os cidadãos e cidadãs. É obrigação do Estado prover os serviços de saúde, educação e segurança, entre outros direitos e garantias previstas no artigo sexto da Constituição Federal, como bens e serviços públicos, não como mercadorias exploradas sem controle por empresas privadas.

No atual momento de crise civilizatória, acelerada pela emergência sanitária do novo Coronavírus, torna-se ainda mais evidente o papel das políticas públicas e das organizações sindicais, movimentos sociais e populares, entidades que desempenham um protagonismo fundamental e estratégico na histórica e ocultada luta entre as classes sociais. Com essas premissas, as ações solidárias e de aproximação entre agremiações classistas e instituições de apoio e organização popular são necessárias, visando exercitar a solidariedade de classe e mitigar as mazelas expostas pelo sistema de produção capitalista.