Além da escuta, a direção do Sintufepe informou sobre a última reunião com a superintendência do HC, na semana passada. Havia compromisso da gestão da UFPE, de que não haveria reabertura dos ambulatórios, até que se aprove um protocolo debatido e acordado entre as partes, garantindo a biossegurança dos trabalhadores.
Uma servidora expôs que pacientes já se aglomeram nos corredores de acesso. Mesmo com o agendamento para o turno da tarde, já ocorre uma concentração de enfermos e acompanhantes, esperando desde o início da manhã. O relato sustenta que não existe uma triagem adequada para a entrada de usuários no prédio, além de já estar sendo retomado o funcionamento do ambulatório.
Outras demandas foram apresentadas pelos trabalhadores administrativos. Eles se preocupam com a exposição ao contágio do Coronavírus, uma vez que atendem médicos residentes e preceptores, os quais tem contato direto com “pacientes covid”. Até o momento a maioria desse relacionamento técnico e administrativo está ocorrendo à distância, por aplicativos digitais. A direção sindical ponderou que o questionamento é legítimo e que levará a reivindicação aos gestores da instituição. No caso de retorno ao trabalho presencial, devem ser compensados com os respectivos adicionais ocupacionais, como insalubridade e outros.
Dimensionamento das equipes e Comissão Fiscalizadora
Diante da proposta de retomada do atendimento nos ambulatórios do Hospital das Clínicas, é exigido um rigoroso estudo de perfil dos seus funcionários, para quantificar a diversidade do pessoal e qualificar o alcance das atividades. É necessário identificar o volume dos servidores públicos, do Regime Jurídico Único, da Ebserh (contratados pela CLT), além dos terceirizados, para elaborar uma política de testagem e adequação das salas às respectivas tarefas. Esses dados devem compor o documento que será apresentado pelo sindicato para contribuir com o plano de ações nos locais.
A próxima reunião com o superintendente do Hospital das Clínicas está agendada para a quarta-feira (22). E no dia seguinte, quinta-feira 23, será a vez de um novo encontro on line com a base do HC. O link do google meet será informado nos grupos de mensagem.
O Sintufepe propôs que seja formada uma comissão fiscalizadora do plano de retomada. São reconhecidos os relevantes serviços públicos, que devem ser prestados através do SUS – Sistema Único de Saúde, pelo HC-UFPE. Mas a qualidade do atendimento à população depende também da segurança e do bem estar do profissionais.
A direção do Sintufepe UFPE espera continuar cumprindo com os seus objetivos, de representar os direitos dos seus filiados e de toda a categoria, além do compromisso com uma universidade pública, de qualidade, democrática e socialmente referenciada.