25 abril, 2014

Assembleia avalia o movimento grevista e planeja a caravana à Brasília

A avaliação desse primeiro mês de greve se pautou pela necessidade de intensificação do movimento, as
intervenções abordaram as ações de greve aqui na UFPE e a ampliação da greve com a adesão da base do SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica). Conquistas como a nota oficial do Conselho Universitário, reconhecendo a legitimidade da greve e realização de audiência com o Superintendente do HC e representante da EBSERH na universidade, convocada por eles, mostram que o movimento está forte e que existe o temor de que em um ano eleitoral, isso, somado a outras lutas possa influenciar na conjuntura do país.

Tal cenário é favorável para a realização da caravana convocada pela Fasubra à Brasília, chamada para o início de maio. Lá servidores federais, Técnicos Administrativos das universidades de todo o país se concentrarão com acampamento e manifestações permanentes, forçando a abertura imediata de negociações.

Aqui na universidade o SINTUFEPE abriu uma relação que se encontra na sede sindical, para agregar os nomes dos interessados em ir, o fechamento dessa relação se dará na próxima terça-feira, onde serão avaliados entre os inscritos os critérios para preenchimento das vagas, uma em particular é fundamental, ser sócio do sindicato. Está sendo disponibilizada 50 vagas (um ônibus) e foi inúmeras vezes nas intervenções, afirmado que cabe ao caravaneiro a responsabilidade de estar presente em todas as atividades, caminhadas, manifestações, ocupações e outros, dada a importância do movimento.  

Após os debates e marcando a finalização de mais uma semana de luta, o sindicato e o Comando Local de Greve disponibilizou aos presentes um reforçado almoço, com feijoada.







Agenda da Greve

28/04 - (segunda-feira)
08:00 h - Central da Greve - Atividade visita aos setores.
14:00 h - Central da Greve - Atividade reunião do Comando de Greve - Pauta: Agenda.
29/04 - (terça-feira)
08:00 h - Central da Greve - Atividade visita aos setores.
14:00 h - Sede do Sindicato - Discussão sobre a Caravana e escolha dos caravaneiros.

Agenda dos Trabalhadores do CAA

29/04/2014(terça-feira) -
09:00 h confecção de cartazes e faixas para caminhada da greve.
30/04/2014-(quarta-feira)
09:00 h- "caminhada pela valorização da educação" com a presença maciça de todos os servidores. Local do encontro: Grande Hotel (centro de Caruaru). 
Ato em conjunto com os servidores do IFPE caruaru
Neste ato quem puder levar algum amigo, parente, será muito bem vindo, pois quanto mais gente melhor!
Presença confirmada da TV Asa Branca e TV Jornal!




Categoria garante prioridade do movimento de greve e prorroga mandato da gestão sindical

A greve dos Técnicos Administrativos em Educação, na UFPE, completa um mês e também se aproxima o prazo limite regimental da atual gestão do sindicato. Por isso, a diretoria SINTUFEPE convocou uma assembleia da categoria, com ponto especifico para debater o quadro administrativo, particularmente, no trato da condução da entidade em meio à greve.

Tendo a compreensão do momento em que se encontra a luta da categoria, posta a uma dura greve, frente à intransigência do governo Dilma, a maioria da assembleia definiu pela prorrogação do mandado da atual diretoria sindical. Tomou-se o caminho de priorizar o movimento grevista, buscando evitar o acirramento de divergências internas e sim, primar pela unidade dos trabalhadores.

Com a aprovação, a atual gestão terá 30 dias após a finalização da greve, para convocar uma assembleia que delibere sobre as próximas eleições sindicais.  

18 abril, 2014

Depois da Semana Santa, vamos reagrupar para intensificar a luta

A Greve dos Técnico-Administrativos da Universidade segue firme e forte em nível nacional. Agora com a perspectiva de construção de uma greve nacional do Setor da Educação do governo federal, com os docentes se organizando para se somarem em maio/2014, com rodadas de assembléias nos dias 26 e 27 para deliberar sobre o retorno da greve de 2012. Há uma grande possibilidade de a greve crescer ainda mais. Assim, vamos reagrupar a militância depois do feriadão, com a participação de todos nas atividades da greve.
Aqui na UFPE a greve completa 30 dias no dia 24 de abril, nesse período conseguimos vitórias parciais, como o reconhecimento da legitimidade da Greve pelo Pleno do Conselho Universitário da UFPE no dia 10 de abril, o que alavancou mais  força ao movimento paredista. Mas nesse momento é fundamental o fortalecimento do movimento, com  a ampliação da consciência da categoria para que não seja realizado sistema de rodízio, a greve deve ser total, e com a participação de todos nas atividades propostas pelo Comando Local de Greve, paralisando todas as atividades de Técnico-Administrativos. Quanto maior a intensidade do movimento, maior será a pressão para abertura de negociações com o governo federal que se mantém intransigente.

Audiência com o Diretor Superintendente do HC
No dia 24/abril (Quinta-feira) às 09:00 o Comando Local de Greve terá uma audiência com o Diretor Superintendente do HC. Esta reunião que provavelmente será discutido questões relativas à greve requer da militância unidade e participação. O Comando de Greve local convoca todos(as) para uma reunião às 08:00 na Portaria 04 para elegermos uma Comissão de Negociação.

No dia 25/abril (Sexta-feira) às 09:00 na Sede do Sindicato está convocada toda categoria para  Assembleia Ordinária para discutir o Mandato da Coordenação da Secção Sindical e depois delibera sobre a eleição dos caravaneiros para a marcha em Brasília/DF nos dias 06 e 07 de maio. Logo após, realizaremos a primeira confraternização da Greve, um momento de integração e espaço de convivência na Sede da Entidade e recepcionando de maneira festiva os novos filiados e aqueles que desejam no momento fazer ato de filiação para fortalecer ainda mais a Entidade Sindical nas lutas pela classe.Audiência com o Diretor Superintendente do HC. 



Reunião dos Vigilantes

Coordenação Regional Nordeste II
23º Seminário Nacional de Segurança das IPES E EBTT

Dia: 24 de abril de 2014
Local: CCSA
Hora: 14h

Pauta: Informes; Periculosidade; Reunião dos Coordenadores (Natal); Assuntos Diversos; Greve 2014;

16 abril, 2014

Assembleia arma a categoria para luta

Próximos de completar o primeiro mês de greve, os Técnicos Administrativos da UFPE montam esquema de batalha, com debates, atos públicos e preparação de uma caravana à Brasília


A assembleia desta quarta-feira (16), ocorrida no auditório do Centro de Educação, armou a categoria para a próxima semana, após o feriado da semana santa. Foi feita uma rodada de avaliação do movimento, onde se identificou que apesar de ter aderido à paralisação nacional posteriormente, a greve da UFPE está galgando êxitos significativos principalmente na adesão. Esse destaque é refletido ao se constatar que já existem departamentos onde as aulas foram interrompidas pela ausência de técnicos, ou pela convocação de uma reunião, por parte da superintendência do Hospital das Clínicas, já marcada para o dia 22 de abril, para debater a greve no hospital.

Para este dia a assembleia deliberou a realização de um ato público no HC, chamado “HC em risco!”. A atividade tem por objetivo chamar a atenção dos usuários do hospital, além da imprensa e sociedade pernambucana, que mesmo depois dos 100 primeiros dias de implantação da Ebserh, os problemas desde mínimos até os estruturais, ainda permanecem. A concentração será às 8h.  

Na quarta-feira (23), às 8h, na Central da Greve, está agendada uma reunião de Comando Local de Greve e visita aos locais de trabalho. Na quinta-feira (24), dia em que se dá o aniversário de um mês de paralisação, será marcado por uma manifestação pública, com local e hora a se confirmar e na sexta-feira (25), assembleia ordinária às 9h00, na sede do sindicato, seguida de uma confraternização entre os presentes.

Foi aprovado pelos trabalhadores um reforço no contingente que representa a universidade no Comando Nacional de Greve, com o envio de cinco companheiros que se responsabilizarão pela transmissão de informes nacionais vindos de Brasília, além de se somarem as atividades da categoria lá. Ainda sobre a articulação nacional da greve, o SINTUFEPE/UFPE irá levantar os custos para o envio de uma caravana com 50 trabalhadores, com destino a capital federal e se somar à marcha que está sendo construída, visando pressionar o governo Dilma a ceder no atendimento das pautas nacionais da greve.

Também foi aprovada a construção de um debate sobre a implantação da carga horária de 30 horas, além da elaboração de uma cartilha tratando do assunto, visando fundamentar os trabalhadores do campus sobre essa pauta. 


Confira nossa Agenda
Dia 22/04 (Terça-feira)
08:00 –Ato em defesa do HC
Local: Portaria 04 do HC

14:00 – Reunião do Comando – Local Central da Greve
Discussão sobre o fechamento da Pauta Interna

Dia 23/04 (Quarta-feira)
09:00 – Reunião do Comando – Local Central da Greve
Atividade de visita aos Setores
14:00 – Reunião das Comissões – Local Sede do Sindicato

Dia 24/04 (Quinta-feira)
08:00 – Ato Público - 30 dias da Greve

Dia 25/04 (Sexta-feira)
09:00  Assembleia Ordinária
Local: Sede do Sindicato
Pauta: 1) Mandato da Coordenação; 2) Caravana com Acampamento 06 e 07 Brasília/DF e 3)  Encaminhamentos

13:00 – Atividade de Confraternização

Local: Sede do Sindicato

12 abril, 2014

A Greve cresce ainda mais na UFPE em suas terceira semana


A terceira semana de greve inicia-se com atividades do Comando de Greve a partir da Central da Greve e visitas aos setores. Novas adesões de técnico-administrativos são resultantes em diversos setores após ouvir as explanações sobre os motivos da greve e tiradas às dúvidas. Mas é preciso o reforço e presença de todos pela manhã na Central da Greve, o que dará maior visibilidade ao movimento.  Em Caruaru os trabalhadores do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) deram um exemplo de organização e cidadania com o Ato “doando sangue pela a Educação”, que deu repercussão de mídia, levando nossas denuncias para a sociedade.
Na assembleia do dia 09/abril (quarta-feira) o debate teve como centralidade a organização para a Sessão do Conselho Universitário. Prioridade de conteúdo e organização para apresentação aos conselheiros de nossa pauta e proposta de nota de apoio à greve. Já no dia 10/abril (quinta-feira) pelo horário da manhã o Comando de Greve, a pedido dos estudantes do curso de odontologia, deslocou o Carro de Som e parte da militância para reforço de um ato dos estudantes que denunciava a precariedade do curso noturno e que alunos estão sendo obrigados a comprar um kit de material odontológico custando mais R$ 3.600,00, para cumprir os créditos de uma disciplina, quando este Kit deve ser cedido pela UFPE. Os alunos foram cobras a gratuidade constitucional do ensino na UFPE do Reitor Anísio Brasileiro.

A Sessão do Conselho Universitário e a Nota de apoio a greve dos técnico-administrativos foi a conquista parcial mais importante nessa fase de início do movimento. A reunião, que foi uma reivindicação dos trabalhadores, é considerada a primeira conquista do movimento, pois com a elaboração dessa nota oficial, ficam desautorizadas, segundo o reitor, Anísio Brasileiro, às chefias de departamentos de executarem represálias contra os grevistas. Destaque-se a boa participação dos grevistas que ajudou na pressão necessária dentro de uma disciplina centrada na objetividade para uma ação devidamente programada.

A partir de agora, a ideia é intensificar a mobilização pela garantia de paralisação dos departamentos, com uma consequente adesão, ainda maior, dos servidores que por medo de corte de ponto, transferências arbitrárias e outras retaliações que configuram assédio moral, estavam com receio de aderir ao movimento.
No dia 11/abril (sexta-feira) na Central da Greve foi realizada uma discussão sobre um ponto importante de reivindicação do movimento paredista: os turnos contínuos com jornada de 30 horas semanais. Os fundamentos da proposta, sua legalidade, as lutas sindicais mais recentes pela implantação das 30 horas e a resistência da Reitoria em emitir uma portaria, as circunstâncias de falta de isonomia de tratamento na UFPE, onde setores já funcionam extra oficialmente, formaram o debate inicial. Importantes informações para os mais jovens recebem e se armarem no debate para essa batalha que trará melhorais na prestação dos serviços para os usuários e a qualidade de vida de cada trabalhador.


Nossa agenda da semana

Dia 14/04  (segunda-feira)
08:00 – Concentração na  Central da Greve
09:30 – visitas aos setores.
14:00 – Concentração na  Central da Greve

Dia 15/04  (Terça-feira)
08:00 – Debate: A EBSERH e a privatização do HC e dos demais hospitais universitários
Local: Auditório do CCS - Jorge Lobo

14:00 – Reunião do Comando de Greve
Local: Central da Greve

Dia 16/04  (Quarta-feira)
09:00 – Assembleia Geral – Local Auditório do CE
Pauta:
1) Informes,
2) Avaliação,
3) Eleição de Delegados para CNG;
4) Encaminhamentos


11 abril, 2014

Quem recebeu Ação Judicial em 2013, como declarar no IR 2014?

IMPOSTO DE RENDA: RENDIMENTOS RECEBIDOS ACUMULADAMENTE TÊM NOVAS REGRAS

Alteração legislativa disciplina matéria conforme entendimento já consolidado pelo Judiciário

Decisões reiteradas do Superior Tribunal de Justiça – STJ influenciaram uma importante alteração legislativa referente à declaração de Imposto de Renda das Pessoas Físicas. Conforme as novas regras, o tributo sobre valores recebidos acumuladamente a título de rendimentos do trabalho, aposentadorias, pensões, transferências para a reserva remunerada ou reforma deve ser distribuído de acordo com o número de meses englobados no pagamento acumulado. Deste modo, o cálculo deve ser feito sobre os valores mensais e não globais – o que poderá levar à redução das alíquotas aplicáveis ou mesmo à não tributação.
 Disciplinando a nova forma de apuração e tributação de rendimentos recebidos acumuladamente pelo contribuinte, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa nº 1.127/2011.  Conforme as novas regras, os rendimentos recebidos acumuladamente, relativos a anos-calendário anteriores, deverão ser tributados exclusivamente na fonte, no mês de recebimento ou crédito, em separado dos demais rendimentos recebidos no mês, quando decorrentes de rendimentos do trabalho e de aposentadoria, pensão, transferência para a reserva remunerada ou reforma, pagos pela previdência social da União, dos estados, Distrito Federal e Municípios.
Essa alteração legislativa interessa a vários servidores que receberam valores em razão de ações judiciais a partir do ano de 2010. Assim, os contribuintes que receberam valores acumuladamente precisarão detalhar, entre outras informações, o número de meses abrangidos pelos pagamentos recebidos, devendo ser declarado o valor recebido como “rendimento recebido acumuladamente/exclusivo na fonte”. Entretanto, a explicação acerca da forma de preenchimento da declaração deve ser obtida somente por intermédio de profissional da área contábil.

Fonte: Wagner Advogados Associados, com informações da IN nº1.127/2011 – Receita Federal.
 Cadastre-se para receber nossos informativos e leia outras notícias em: www.wagner.adv.br


10 abril, 2014

Conselho Universitário declara legitimidade na greve dos servidores da UFPE

Reunido na tarde dessa quinta-feira (10), o Consuni da Universidade Federal de Pernambuco, recebeu os Técnicos Administrativos, em greve, e debateu a construção de uma nota oficial do órgão máximo da universidade em que declarasse a legitimidade do movimento.

A reunião, que foi uma reivindicação dos trabalhadores, é considerada a primeira conquista do movimento, pois com a elaboração dessa nota oficial, ficam desautorizadas, segundo o reitor, Anísio Brasileiro, às chefias de departamentos de executarem represálias contra os grevistas.

A partir de agora, na avaliação do Comando de Local Greve, a ideia é intensificar a mobilização pela garantia de paralisação dos departamentos, com uma consequente adesão, ainda maior, dos servidores que por medo de corte de ponto, transferências arbitrárias e outras retaliações que configuram assédio moral, estavam com receio de aderir ao movimento.








05 abril, 2014

Segunda semana de Greve na UFPE: avaliação e novo calendário

A segunda semana da greve iniciou-se com a adesão ao movimento dos trabalhadores do Núcleo de Rádio e TV Universitária da UFPE. O ato na frente da Biblioteca Central e panfletagem com documento distribuído aos alunos falando sobre os motivos da nossa greve, marcou nossa presença na Aula Magna. Na tarde do dia 31 foi realizada na Sede do Sindicato reunião do Comando Local de Greve que avaliou as atividades do dia e programou o Ato de 1º de Abril na Frente da Reitoria.

O 1º de Abril foi marcado com ato na frente da Reitoria que teve como objetivo denunciar as mentiras do Reitor que até agora não cumpriu com sua promessas de campanha para Reitor, principalmente as 30 horas. No final da manhã a categoria presente no ato dirigiu-se para o Auditório João Alfredo, onde estava ocorrendo uma sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão para pressionar o Reitor pelo agendamento de um Conselho Universitário que discuta a Greve dos Técnico-Administrativos da UFPE. A ação do movimento surtiu efeito, e ficou marcado para o dia 10 de abril (quinta-feira) a Reunião do Conselho Universitário: uma conquista parcial que se consolidará com uma Nota do Conselho Universitário em reconhecimento a justeza do movimento, como construída em momentos anteriores.

Com o reinício das aulas a importância dos técnico-administrativos começa de fato a ser notada; com os NIAT´s, Laboratórios, Bibliotecas, Escolaridades, dificultou-se a realização das aulas tanto no Campus da UFPE, como nos Centros Acadêmico de Vitória e Caruaru.

Na quarta-feira (02/04) em Assembleia Geral no Auditório do Centro de Educação a questão da legalidade da greve foi a pauta. Durante os debates sobre serviços essenciais, foi repassado que a greve está legitimada e dentro da Lei de Greve a Educação não é considerado serviço essencial, mas no HC será garantida a manutenção dos 30% de funcionamento mínimo, justamente para cumprimento dos Artigos 10º e 11º da referida lei. Sendo importante a assinatura do livro ponto alternativo do Comando de Greve.

Na quinta-feira (03/04) houve a Inauguração do Espaço denominado Central da Greve, localizado na Entrado do Campus da UFPE, no canteiro central da Avenida dos Reitores. De lá o objetivo é deslocar comissões de mobilização do Comando de Greve para tirar as dúvidas e visita nos setores que estão em dificuldade de adesão ao movimento paredista. No mesmo dia, pela manhã os trabalhadores do Departamento de Odontologia realizaram reunião com uma comissão do CLG e o resultado foi muito positivo: os técnicos do Dept. Odontologia entra em greve a partir do dia 07/04. Ficamos mais fortes!


Na sexta-feira (04/04), conforme previsto, ocorreu o debate deliberado no dia 28/03 na Plenária com os Trabalhadores do HC. Mais uma vez o jurídico do Sindicato esteve presente, tirou as dúvidas sobre a Lei de Greve e falou das diretrizes da Ação Civil Pública do SINTUFEPE-Secção Sindical UFPE contra a EBSERH que objetiva: 1) A invalidade do ato de aprovação da contratação da EBSERH pelo Conselho Universitário da UFPE; 2) A irregularidade da composição do Conselho Universitário da UFPE: falta de legitimidade e invalidade das deliberações tomadas pelo mesmo; 3) Da invalidade da deliberação realizada na 9ª Sessão Estraordinária/2013; 4) Das decisões proferidas pelo Tribunal de Contas da União e da real situação fática que envolve a criação da EBSERH; 5) Das violações decorrentes da instituição e da natureza jurídica da EBSERH; 6) Da impossibilidade de o Estado explorar economicamente a Saúde através dos Hospitais Universitários; 7) Da coerção utilizada pelo Governo Federal e das violações à autonomia universitária e à indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão; 8) Da terceirização da atividade fim, da violação ao princípio do concurso público e da vedação à miscigenação de regimes jurídicos no âmbito do serviço público; e 9) Da violação ao princípio constitucionais norteadores da atuação da Administração Pública.


Agenda da Greve de 07 a 11 de abril:


Dia 07/04  (segunda-feira)
08:00 – Concentração na  Central da Greve
09:30 – visitas aos setores.
14:00 – Reunião das Comissão do Comando – Local Sede do Sindicato

Dia 08/04  (Terça-feira)
08:00 – Concentração na  Central da Greve
09:30 – visitas aos setores.
14:00 – Reunião do Comando de Greve
Local: Central da Greve

Dia 09/04  (Quarta-feira)
09:00 – Assembleia Geral – Local Auditório do CE
Pauta: 1) Informes, 2) Avaliação, 3) Eleição de Delegados para CNG
14:00 – Reunião do CLG
Local: Central da Greve

Dia 10/04  (Quinta-feira)
08:00 – Ato na Reitoria
14:00 – Reunião do Comando – Local Central da Greve
Pauta: Avaliação e Calendário

Dia 11/04  (Sexta-feira)
09:00 às 12:00 – Debate sobre Turnos Contínuos e Jornada Semanal de 30 horas
13:00 – Atividade de Integração e Cultural na Sede do SINTUFEPE


Só conquista quem luta!
O Sindicato só é forte com você na luta!

04 abril, 2014

Assessoria jurídica do SINTUFPE esclarece legalidade da greve

Em plenária deliberada durante reunião dos funcionários lotados do Hospital das Clínicas, o sindicato disponibilizou a assessoria jurídica, na manhã de hoje, 4 de abril, no auditório Jorge Lôbo, localizado no Centro de Ciências da Saúde. O objetivo foi dirimir as questões sobre a legalidade do movimento de greve dos Técnicos Administrativos da UFPE.

Questões sobre a possibilidade de corte de ponto e composição dos 30% de contingente mínimo, nos serviços essenciais foram retomadas e esclarecidas. Mais uma vez o advogado, Luciano Berka, destacou a importância da garantia jurídica da participação de cada trabalhador no movimento, desde que assinado o ponto paralelo de greve, já disponibilizado pelo Comando Local de Greve.


03 abril, 2014

Central da Greve reforça movimento dos Técnicos Administrativos

Localizado na entrada do campus, pela BR 101, o espaço irá comportar reuniões, assembleias, além de centralizar as atividades dos grevistas

Na manhã de hoje, com carro de som e gente disposta à luta, foi inaugurada a Central da Greve, idealizada pelo Comando Local de Greve, na UFPE. A ideia é manter o espaço como pólo de concentração do movimento para as atividades, será montado um esquema de horários ao longo do dia, em que o trabalhador ao chegar ao local saiba onde e oque esta ocorrendo pelo campus, no que se refere à greve.

Hoje, após concentração, onde foram repassados alguns informes, foi montada uma comissão que se dirigiu para o Departamento de Odontologia e realizou uma reunião com os trabalhadores. Apesar da disposição pela paralisação, na reunião foram detectadas dúvidas ao procedimento de como aderir à greve e paralisar os locais de trabalho. Depois da exposição do comando, os trabalhadores optaram por montar o esquema de manutenção legal dos serviços e aderir ao movimento, somando-se à greve.

Outro grupo, no final da manhã, se deslocou para o Hospital das Clínicas, para realizar panfletagem sobre a realização da plenária amanhã (4) com a assessoria jurídica do SINTUFEPE, conforme aprovado na última reunião entre os trabalhadores do hospital, para tratar de dúvidas quanto à garantia da legalidade do movimento. A plenária será às 9h, no auditório Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Outro informe repassado durante a inauguração da Central da Greve, é que está agendada uma visita no HC, no próximo sábado (5) pela manhã, do Senador Randolf Rodrigues (PSOL), onde será acompanhado pelos trabalhadores e pela direção do sindicato, para presenciar a precariedade enfrentada pelos funcionários e pacientes, todos os dias, mesmo depois da concessão do hospital para a Ebserh. Será entregue para ele um dossiê contendo as denúncias já encaminhadas ao Ministério Público.

02 abril, 2014

Assembleia debate dúvidas jurídicas sobre movimento grevista na UFPE

Durante a assembleia realizada hoje pela manhã, no auditório do Centro de Educação, os Técnicos Administrativos em Educação contaram com a presença da assessoria jurídica do SINTUFEPE, para sanar dúvidas quanto à participação na greve. Entre os temas abordados, estágio probatório, serviços essenciais e judicialização da greve. Após, foi debatida a atividade realizada ontem em Caruaru e planejada a ida, na tarde de hoje, para o campus de Vitória de Santo Antão.

Durante os debates sobre serviços essenciais, foi repassado que a greve está legitimada e está garantida a manutenção dos 30% de funcionamento mínimo. Sendo importante a assinatura do livro ponto alternativo do Comando de Greve.

Na reunião, que contou com a presença e saudação do Diretor do Centro de Educação da UFPE, Daniel Rodrigues, o Comando Local de Greve passou o informe que depois da atividade de ontem, na reitoria, a greve teve sua primeira vitória. Em negociação junto ao reitor Anísio Brasileiro, foi acertada a convocação de uma reunião do Conselho Universitário, para discutir a greve dos Técnicos Administrativos. O Conselho está sendo convocada para a próxima semana, dia 10 de abril.

E seguindo a agenda das mobilizações de greve, está saindo hoje, às 14h, da sede do SINTUFEPE, um ônibus com destino ao pólo acadêmico de Vitória de Santo Antão, onde estará presente lá hoje o reitor da UFPE, realizando a aula magna do polo. Aos interessados em ir, devem seguir até o sindicato antes do horário de saída do ônibus, para acrescentar o nome na lista de embarque. Na volta, o desembarque também será no sindicato.

Amanhã às 8h está agendada a inauguração da Central da Greve, o Comando Local de Greve está convocando toda categoria para uma atividade na entrada do campus, que contará com carro de som e depois a distribuição das equipes que irão passar nos departamentos garantindo a mobilização pela greve. 

Na Agenda da semana


01 abril, 2014

Servidores da UFPE realizam protesto em frente à reitoria

Os Técnicos Administrativos da Universidade Federal de Pernambuco, que estão em greve desde o dia 24 de março, realizaram na manhã desta terça-feira, 1º de abril, uma manifestação lúdica intitulada Pega na Mentira. A atividade ocorrida em frente à sede da reitoria da universidade questionou o reitor Anísio Brasileiro, sobre as promessas que ele fez durante a campanha para o reitorado e que até agora, segundo os trabalhadores não colocou em prática.

 Entre as reivindicações questionadas pelos Técnicos está a instituição da carga horária de 30 horas semanais com a manutenção de três turnos administrativos contínuos e a concessão administrativa da direção do Hospital das Clínicas, para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Sobre este último, quando candidato a Reitor, Anísio Brasileiro se comprometeu que em seu reitorado não seria dada tal concessão.

Durante a manifestação foi divulgado no carro de som trechos de entrevistas com o reitor, onde ele se
posicionava publicamente sobre temas a cerca da condução da UFPE, tendo ele à frente da instituição e que até hoje, com dois anos de mandato, não foram cumpridos ou foi feito o inverso do prometido em campanha. Logo mais, às 16h está agendada uma mobilização da greve no polo da UFPE, em Caruaru e que o sindicato está disponibilizando um ônibus que sairá da entidade.

Segundo o sindicato, por ser o dia 1º de abril uma data histórica para o país, em decorrência do aniversário do golpe civil-militar, a manifestação também tem um caráter de protesto contra o período da ditadura e em favor da democracia. 

Segue abaixo link com as fotos da greve dos Técnicos Adiministrativos:
Facebook SINTUFEPE