08 julho, 2015

Assembleia avalia informes de Brasília e faz balanço da greve na UFPE


Os técnicos se reuniram na manhã de hoje, no CCB, para debaterem sobre os informes que chegaram da caravana e da reunião com o MPOG. Infelizmente a assembleia foi surpreendida pelo informe inicial da morte por suicídio de uma técnica administrativa, que saiu da caravana do Rio Grande do Sul e que saltou do prédio em que estava alojada. Por esse motivo, ainda que o nome da companheira não tenha sido identificado, a plenária concedeu um minuto de silêncio por respeito.

Após, diversos técnicos posicionaram-se expondo o quadro da mobilização da greve na federal de Pernambuco. Foram identificados que vários departamentos paralisaram as atividades após a visita do Comando Local de Greve e hoje participam das assembleias e atividades. Por exemplo, a colação de doutorandos foi suspensa por motivo da paralisação das bibliotecas, responsáveis por determinados procedimentos administrativos do evento.


A greve se apresenta forte e tem uma capacidade enorme de ampliação. Medidas como a proposta do governo Dilma de dividir um índice, abaixo do reivindicado e que não responde a demanda das perdas salariais da categoria nos últimos anos são vetores para o um aumento da mobilização. O fato do governo já estar sinalizando e sentando para negociar é por conta da pressão desta paralisação. Assim, o Sintufepe convida cada técnico que ainda não aderiu, para uma reflexão quanto a situação salarial, pois é hora de fortalecer e construir as condições de arrancar uma vitória sobre o governo.