01 setembro, 2015

Assembleia convoca categoria pela continuidade das mobilizações

Técnicos Administrativos se reuniram na manhã de hoje, no auditório do Centro de Ciências Biológicas, para avaliar o resultado da reunião de ontem entre o governo e a bancada sindical, organizada no Fórum dos Servidores Públicos Federais, e que rejeitou por unanimidade a proposta da União em parcelar o reajuste dos servidores em quatro anos. Com a decisão dos sindicatos, o governo comunicou que ira reavaliar a proposta e apresentar até o final dessa semana outro formato de parcelamento.

Com o anúncio do déficit de R$ 30 bilhões para o orçamento de 2016, o governo já comunica indiretamente que justificativas não irão faltar para negar qualquer política de reajuste e valorização para o funcionalismo público federal no próximo período. Outro ponto debatido na mesa de negociação foi sobre os possíveis cortes de ponto, para os grevistas que entram no terceiro mês de paralisação. Com destaque para as universidades o governo aponta que não haverá apontamento de faltas, pois está garantida a autonomia universitária, cabendo à administração das universidades a tratativa dessa questão. Na UFPE, a última reunião do Conselho Universitário versou pela legitimidade do movimento, excluindo retaliações e consequentes cortes de ponto por parte da reitoria.

Outro assunto abordado na reunião foi sobre as finanças da greve, a Comissão Financeira do Comando Local de Greve apresentou uma nova prestação de contas, que observa um déficit de aproximadamente R$ 6,5 mil, se calculados apenas os recursos do fundo de greve, que não foram renovados, pois não houve o desconto em folha e o repasse da consignação financeira do sindicato. A diretoria do Sintufepe articula em Brasília pelo repasse desse valor e enquanto isso não acontece, inicia junto ao CLG uma campanha pela contribuição voluntária dos filados ou não, com o depósito em conta, do valor do desconto sindical.


Após a eleição dos novos delegados ao Comando Nacional de Greve, aprovada pela assembleia e que terão sua ida financiada pelas reservas do sindicato. A assembleia convocou todos e todas para continuar a mobilização, visto que a greve chega a um momento de decisão. Amanhã haverá novo ato público, na sede da reitoria da UFPE, com concentração a partir das 7h e que cobrará pela convocação de uma reunião do Consuni e consequente homologação do novo estatuto da universidade aprovado no recente congresso estatuinte.  

Campanha Financeira

O bloqueio do repasse da consignação financeira debilitou as finanças do movimento grevista na UFPE e outras mais de 150 entidades sindicais com base no serviço público federal. Para manter o financiamento da luta pelas pautas gerais e internas dos técnicos administrativos é necessária a contribuição de todos. Assim, o sindicato e o Comando Local de Greve promovem uma campanha financeira para que todos e todas possam contribuir depositando em uma conta específica do sindicato, o valor que não foi descontado na folha de cada sócio do Sintufepe. Dá mesma forma essa campanha visa atingir também os não sócios, para que possam contribuir, além de estimular para que estes se associem e fortaleçam o sindicato.

O Sintufepe e o CLG ainda informa aos que realizarem o deposito, para guardar os comprovantes, com vistas ao ressarcimento quando regularizada a situação financeira da entidade. Os depósitos podem ser feitos na conta abaixo:

Caixa Econômica Federal
Agência: 0678 Operação: 013
Conta Poupança: 24328 - 0