28 maio, 2015

No primeiro ato da greve, os técnicos administrativos protocolam pauta com o Vice-Reitor

A greve inicia forte com o informe de adesão em 39 universidades, sendo que na UFPE departamentos importantes como odontologia, Niates e outros que se apresentaram durante a manifestação, paralisaram 100%. Existe adesão também nos campus de Caruaru e Vitoria, sendo que esta última também realizou uma atividade no campi neste primeiro dia.

O ato que foi convocado para a reitoria, de última hora teve de ser deslocado para a Biblioteca Central, pois foi divulgado um informe no final do dia de ontem que a solenidade de entrega do novo estatuto para a reitoria, seria feira em um auditório da BC. Assim, após a realização de um café da manhã, no prédio da reitoria, todos seguiram em caminhada para a biblioteca.

Na ocasião da solenidade os trabalhadores da UFPE em greve ocuparam todo o auditório e lá prestigiaram a entrega do documento ao Vice-Reitor, Silvio Romero e em seguida protocolaram com ele a pauta da campanha salarial 2015. Nas oportunidades em que os técnicos tiveram direito a voz, tanto Lenilson Martins, que compunha a mesa diretora do congresso estatuinte, quanto Everaldo Araújo, diretor do Sintufepe, abordaram que na ocasião da realização de uma reunião do Conselho Universitário, caberia a esta instância apenas a homologação do novo estatuto da UFPE, respeitando o trabalho realizado pelo congresso.

Ao final da atividade, em frente a BC, foram repassados informes de procedimentos e mobilização dos demais trabalhadores, além do agendamento da reunião do Comando de Greve para amanhã (29), às 8h, na sede do Sintufepe. Além disso, foi comunicado que a tarefa da greve amanhã é todos e todas somar-se a manifestação convocada pelas centrais sindicais, em defesa dos direitos trabalhistas, contra a terceirização e os ajustes fiscais do governo federal que ataca benefícios dos trabalhadores. O sindicato estará disponibilizando um ônibus que sairá do sindicato às 14h, para levar os presentes até a manifestação, que terá concentração da frente da Fiepe, na Avenida Cruz Cabuga, zona central do Recife.