29 maio, 2014

Debate reforça disposição na luta pelas 30 horas

Atividade de greve realizada na manhã de hoje no Centro de Ciências Biologias, marca mais uma etapa do aprofundamento teóricos dos trabalhadores da UFPE, que visam à instituição da flexibilização da carga horária de trabalho, em meio à consolidação dos turnos contínuos na universidade. Para ilustrar o aspecto prático da implementação das 30 horas, o debate contou com a participação de Fabiana Rechembach, TAE e dirigente sindical na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).  

A exposição se fez pelos aspectos da implantação dos turnos contínuos e flexibilização de jornada na universidade paranaense, que foi promulgada em 2013 e que em avaliação posterior por uma comissão interna, que congregou administração e servidores observou que houve um avanço significativo na produtividade dos trabalhos, além do aumento da satisfação pessoal no trabalho e a diminuição do número de atestados médicos.

A pauta das 30 horas, segundo Fabiana, foi conquistada na luta pelas pautas internas, onde independente da finalização da greve de 2012 os servidores lá optaram por permanecer com a mobilização até conquistar o direito. No formato adotado pela UTFPR, não há ponto eletrônico e a frequência é conferida por livro de ponto. Na ocasião da apresentação foi apresentada toda documentação do tramite da elaboração da proposta, desde ofícios, a proposta apresentada e aprovada pelo Consuni local, até o folder de campanha do atual Reitor do campus, que defendia a aplicação das 30 horas, tal como o Reitor Anísio Brasileiro.

Na ocasião também fizeram uso da palavra Helena Azevedo, técnica administrativa do IFPE, que por meio do SISASEFE também estão na luta pela regulamentação dos turnos contínuos. Depois o Comando Local de Greve expos para o plenário o quadro em que anda o debate com a reitoria a cerca desta pauta na Universidade Federal de Pernambuco. A próxima rodada de negociações com a administração da UFPE, para tratar das 30 horas, será terça-feira, três de junho.

Confira a agenda da greve

Dia 30/05 (Sexta-feira)
09:00 - Assembleia Geral de Greve
Local: Auditório do Centro de Ciências Biológicas - CCB

Pauta: 1) Informes; 2) Deliberações Negociações sobre as 30 horas; 3) Prestação de Contas do Fundo de Greve e Comissão de Financeira da Greve; 4) Delegados ao CNG , 5) Agenda da Greve e 6) Encaminhamentos.