10 maio, 2014

Semana de pressão aqui e lá – é greve e tudo deve parar! Negociação Já!



A semana de 05 a 09 de maio foi de ações decisivas para uma mudança de cenário na greve dos técnico-administrativos das universidades.
Em Brasília, no dia 07/05 (quarta-feira), o Comando Nacional de Greve em conjuntos com os caravaneiro realizaram o cerco, com início às 04:00h da madrugada, no Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), até que os representantes do governo negociaram com o CNG uma audiência que aconteceu, às 10:00h da manhã. Após três horas de reunião com o Sergio Mendonça ficou acertado que até o dia 22 de maio o governo daria respostas a nossa pauta.
Aqui na UFPE, também no dia 07/07, o Comando Local de Greve realizou ato na Reitoria para a entrega da Pauta Interna dos técnico-administrativos. Inconformados com o costumeiro chá de espera promovido pela administração da UFPE, a ação do “apitaço”, que tinha como atitude demonstrar e denunciar a intensa insatisfação dos servidores da UFPE com as horríveis condições de trabalho e opressiva situação de alguns servidores estão passando com práticas de assédio moral por adesão à greve, com ameaças de corte de ponto. O “apitaço” provocou o rápido atendimento da Administração ali representada pelo Vice-Reitor Prof. Silvio Romero. Nenhuma retaliação ao movimento grevista dos Técnico-Administrativos esse foi o discurso inicial da bancada sindical e naquele momento, firmou o Vice-Reitor que está valendo a decisão do Conselho Universitário que em nota aprovada no dia 10 de abril, reconheceu a legitimidade da greve, e a garantia que não haveria retaliações aos que participem do movimento paredista. Ainda, que a Reitoria iria repassar uma carta (ofício circular) para as chefia orientando sobre o não envio de faltas, àqueles que estão participando da greve.  Ficou acertado que a negociação da Pauta Interna começa com audiência com a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas Lenita Almeida na tarde do dia 13 de maio.
O movimento paredista na UFPE segue crescendo, novos setores se incorporaram na greve a exemplo dos Técnico-Administrativos dos Departamentos de Arqueologia (CFCH) e de Informática  (CIN). No HC segue firme a greve, com agora com maior intensidade com a participação dos médicos TEA´s, que desde a negociação com o Comando Local de Greve e a Diretoria ficou aprovado o protocolo que regula os SERVIÇOS ESSENCIAIS.
Na Assembleia Geral de Greve realizada no dia 08/05 (quinta-feira), no Auditório Jorge Lobo (CCS), a avaliação da categoria foi consenso que o movimento está forte e deve ser intensificado na semana de 12 a 16 de maio, por dois principais motivos: 1) Pressão para abertura de Negociações em nível nacional; e 2) Pressão local para atendimento da Pauta Interna. O lema que deu o norte inicial ao movimento paredista deve ser aplicado em sua maior materialidade “Agora é Greve e tudo vai parar”. Agora chegou o momento de intensificação da greve e de maior participação de todos nas atividades de greve. Toda pressão possível deve ser realizada, paralisando todas as atividades técnica-administrativas, mantendo-se somente aquelas que forem consideradas essenciais, nos limites da legislação. E lembramos a orientação jurídica da necessidade de todos fazerem seu registro diário de participação com a assinatura do ponto alternativo, proposta referendada na assembleia do dia 25 de abril.


Confira nossa Agenda
Dia 12/05 (Segunda -feira)
08:00 – Concentração na Central da Greve (Entrada da UFPE)
09:30 – Mobilização e Ato no CTG
Distribuição do Boletim de Greve com a agenda da semana
14:00 – Reunião do Comando de Greve
Local: Sede do Sindicato
Pauta: Organização da Comissão de Negociação da Pauta Interna

Dia 13/05 (Terça-feira)
08:00 – Concentração na Central da Greve (Entrada da UFPE)
09:30 – Mobilização e Ato no CCB
Distribuição do Boletim de Greve com a agenda da semana
14:00 – Audiência na Reitoria
Local: Reitoria (PROGEPE) com Lenita Almeida
Pauta: Início da Negociação da Pauta Interna


Dia 14/05 (Quarta-feira)
08:00 – Concentração na Central da Greve (Entrada da UFPE)
09:30 – Distribuição do Boletim de Greve convocando para o Debate no HC
14:00 – Distribuição do Boletim de Greve convocando para o Debate no HC

Dia 15/05 (Quinta-feira)

08:00 – Ato na Portaria 1 do HC
08:30 – Debate: “O Serviço Social e  a atual conjuntura da Política de Saúde”
Considerando a atual conjuntura de greve dos servidores-técnicos administrativos da UFPE e em comemoração ao dia do Assistente Social, o Serviço Social do Hospital das Clínicas propõe a realização de um Debate sobre  “O Serviço Social e  a atual conjuntura da Política de Saúde”, destacando o processo de privatização na saúde e a mobilização social como instrumento de resistência. Ressaltamos que esse tema compõe um dos itens de pauta da greve dos servidores e se faz necessário o aprofundamento permanente.
Horário: 08:30 às 12:00
Local: Auditório do Departamento de Enfermagem do HC/UFPE

Dia 16/05 (Sexta-feira)
09:00 - Assembleia Geral de Greve
Local: Auditório Jorge Lobo

Pauta: 1) Informes; 2) Avaliação da Greve; 3) Prestação de Contas do Fundo de Greve e Comissão de Financeira da Greve; 4) Agenda da Greve e 5) Encaminhamentos.


Só vence quem luta! 
O Sindicato só é forte com você na luta! 
Participe!