28 maio, 2014

Marcha Unificada pela Educação põe greve dos Técnicos Administrativos na rua

Integraram a marcha os servidores da UFPE, UFRPE, IFPE e Colégio Militar do Recife, que percorreram aproximadamente 6 quilômetros, saindo do campus da federal rural de Pernambuco, no bairro de Dois Irmãos, até o campus do Instituto Federal de Pernambuco, na Cidade Universitária. Esse foi o primeiro ato unificado dessas categorias que estão em greve por tempo indeterminado.

O apelo dos integrantes da marcha eram o mesmo, querem  a abertura objetiva de negociações para o atendimento da pauta nacional dos Técnicos Administrativos em Educação. Aprimoramento da Carreira, Piso e step, além de pautas locais, como aplicação da carga horária de 30 horas, para os trabalhadores das universidades.

A saída contou com um café da manhã leve, com frutas e no percurso foi disponibilizada muita água. Para o apoio dos integrantes da marcha, estava disponíveis três carros de apoio, além é claro, de muita animação no carro de som. No percurso houveram duas paradas, uma na UPA da Caxanga, onde os manifestantes afirmaram o repudio desse formato de política para saúde pública, baseados nas Organizações Sociais e depois pararam no Hospital das Clínicas, em protesto contra a concessão da gestão do hospital para Ebserh. A iniciativa se dá no momento de endurecimento das relações entre governo federal e trabalhadores que ouviram um não do governo, durante reunião de apresentação de pauta.

A intenção agora dos Técnicos Administrativos é radicalizar o movimento, torna-lo a cada dia mais visível buscando tencionar o governo Dilma, pela negociação e avanço nas reivindicações.

As fotos da marcha podem ser vistas na fan page do SINTUFEPE no Facebook:
Fotos greve TAE 2014