15 maio, 2014

Políticas públicas nos HU's, para além da Ebserh em debate

Na manhã de hoje, no auditório da portaria 1 do Hospital das Clínicas, o Comando de Greve promoveu um debate assimilando a agenda de greve da Fasubra, sobre o Dia Nacional em Defesa dos Hospitais Universitários. O debate teve como tema: O Serviço Social e a atual conjuntura da Política de Saúde, com as debatedoras Juliane Peruzo, do departamento de Serviço Social da UFPE e Soraia de Carvalho, da Universidade Federal de Campina Grande. Ambas abordaram a temática das consequências políticas da implementação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, nos HU's, dando destaque também a passagem do dia do Assistente Social.

O auditório lotou de estudantes e Técnicos Administrativos em greve, com destaque aos profissionais do HC. A abordagem usada pelas palestrantes, suscitou a responsabilização do Estado brasileiro pelo processo de privatização da saúde pública, desde a relação entre grupos privados de saúde estrangeiros durante as eleições, mediante financiamentos de campanhas, até a concessão de benefícios fiscais, repasse de recursos públicos e agora por meio da EBSERH, a administração direta dos recursos da saúde. 

Outro paralelo feito pelas palestrantes foi com relação a desestruturação e precarização do trabalho, obedecido pela lógica do Capital. Houve a abertura para que o plenário pudesse fazer considerações e perguntas, o que deixou o debate mais proveitoso.

Um destaque sobre o evento é que foi a primeira atividade, desde o início da greve, que unificou grevistas da Universidade Federal e Federal Rural de Pernambuco.