18 junho, 2020

Melhores condições de trabalho são cobradas em reunião com o reitor

A reunião ampliada da diretoria do Sintufepe UFPE, com o reitor Alfredo Gomes, foi realizada ontem (17) através de videoconferência, das nove horas da manhã até uma e meia da tarde. Na pauta, questões prioritárias para a categoria no atual momento: trabalho remoto e serviços essenciais na UFPE em tempos de pandemia da covid-19. O evento foi aberto à participação dos servidores da universidade, através da divulgação nas mídias do sindicato e aplicativo de mensagens. A atividade foi uma iniciativa da direção sindical e chegou a contar com a participação simultânea de 220 pessoas. Através das redes sociais foram alcançadas 359 pessoas.

A proposta da coordenação colegiada do Sintufepe UFPE é que as reivindicações dos servidores da Universidade Federal de Pernambuco e do conjunto da classe sejam fortalecidas, ouvidas e atendidas pela administração central. Em tempos de distanciamento social, a videoconferência é o melhor canal para que haja esse diálogo amplo e transparente. A grande maioria dos trabalhadores da instituição está executando suas tarefas profissionais em “home office”. Aqueles que atuam em serviços essenciais, como a área de segurança, do Hospital das Clínicas e laboratórios que realizam testagem do coronavirus, estão na linha de frente do combate à epidemia e correm riscos ainda maiores de contaminação.

Além da pauta principal, temas correlatos foram apresentados pelos participantes, como as condições de trabalho dos terceirizados, convocação e homologação de concursados, paridade e integração dos aposentados, segurança digital e outros. Acompanhe a avaliação e os encaminhamentos dessa reunião ao longo da semana através das mídias do sindicato.

Os questionamentos e queixas da categoria foram expostos ao reitor e sua equipe. Dentre os presentes estavam Brunna Carvalho (pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida), Luís Alberto (Superintendente do HC) e Fábio Cesar (da STI - Superintendência de Tecnologia da Informação, antigo NTI).

A direção do Sintufepe está sistematizando as reivindicações e respectivas respostas apresentadas na reunião para acompanhar o atendimento e continuar cobrando da gestão a garantia do cumprimento de direitos, a melhoria das condições de trabalho e remuneração da categoria.

A expectativa dos funcionários é que as questões continuem a ser abordadas na Mesa Permanente de Diálogo e Negociação, entre sindicato e administração central. A próxima data da agenda dessa instância será divulgada em breve.

Foi proposta a transmissão em rede social aberta, mas a assessoria do reitor informou que não tinha havido previsão técnica para isso. A direção sindical propôs ainda que o link da reunião fosse divulgado desde a noite do dia anterior, mas a gestão da UFPE só concordou que a informação ficasse disponível meia hora antes do evento.

O encontro virtual contou com a participação de Fernando Maranhão e Adalberto Tavares, apresentaram o posicionamento do Sintufepe na abertura e encerramento da reunião; Lenilson Santana (Jurídico), Jadilson Miguel (Formação), Niedja Ramos (Financeiro) e Claudenice Maria (Aposentados), fizeram parte da coordenação do evento, representando o sindicato. Na divulgação, cobertura jornalística e apoio técnico, atuaram o coordenador de comunicação Marcus Silvestre e a assessoria de comunicação do sindicato, a Rubra Comunicação.

Sintufepe UFPE
Em defesa da educação, da saúde e do serviço público