11 junho, 2020

Nota do Sintufepe UFPE sobre a MP 979/2020


A Medida Provisória 979/2020, que autoriza o ministro da Educação a indicar reitores das universidades federais durante a pandemia da Covid-19, é a confirmação das caraterísticas autoritárias deste governo e do seu desprezo pela democracia, pela pluralidade e pela autonomia das instituições de pesquisa e ensino superior.

O Sintufepe UFPE entende que essa é mais uma tentativa de sufocar o pensamento, a liberdade de expressão, o conhecimento e a produção artística, cultural e científica, marcando com muita evidência o caráter obscurantista deste governo.

Defendemos as universidades públicas, como espaço de excelência na construção do conhecimento e de oportunidades para o exercício do direito democrático à educação, onde a classe trabalhadora e seus filhos podem se qualificar no mais alto nível, ascender social e profissionalmente, e contribuir para o desenvolvimento e a justiça social no nosso país.

Convocamos a comunidade acadêmica, trabalhadores e estudantes, à resistência em defesa da universidade pública de qualidade, com autonomia de gestão, democrática, inclusiva e referenciada socialmente.

A Comunidade Universitária continuará elegendo seus reitores!
#DemocraciaNasUFs.

Sintufepe UFPE
Em defesa da educação, da saúde e do serviço público!